Leia também:
X MP do Rio denuncia ex-marido de juíza por assassinato

Gestão Doria diz que já comprou 71 milhões de seringas e agulhas

De acordo com o governo de SP, total representa 70% do previsto para a vacinação contra a Covid-19

Pleno.News - 30/12/2020 20h01 | atualizado em 30/12/2020 20h07

Governador João Doria com uma caixa da vacina CoronaVac na mão Foto: Divulgação/Governo de SP

O governo do Estado de São Paulo informou nesta quarta-feira (30), que adquiriu neste ano 71 milhões de seringas e agulhas para aplicação da vacina contra Covid-19. O número representa 71% da previsão inicial do governador João Doria (PSDB). Na semana passada, ele informou que seriam adquiridas o total de 100 milhões.

O release divulgado pela secretaria de Estado da Saúde informa que “em 2021, a pasta dará continuidade aos trâmites de aquisição para totalizar os 100 milhões de insumos”. As seringas e agulhas serão entregues no decorrer do primeiro semestre do próximo ano.

– Estamos preparados para a vacinação contra Covid-19 com todo o planejamento logístico e de insumos. O nosso programa de imunização tem expertise de mais de cinco décadas, prezando sempre para a proteção e segurança da população – destacou Jean Gorinchteyn, secretário de estado da Saúde.

Depois de adquirir 21 milhões desses insumos no decorrer do segundo semestre, o governo estadual realizou 27 pregões entre 18 e 23 de dezembro. Cada pregão previa a aquisição de 2 milhões de unidades de seringas de 1 e de 3 ml e três tipos de agulhas. As empresas vencedoras poderão entregar os insumos até julho, de acordo com a definição de cada um dos pregões.

O governo estadual prevê começar a vacinação no dia 25 de janeiro. Na primeira fase, está prevista a imunização de nove milhões de pessoas dos grupos prioritários: profissionais de saúde, idosos, moradores de casas asilares, indígenas e quilombolas.

Nesta quarta-feira, o governo informou ter recebido um lote com 1,6 milhão de doses da vacina Coronavac produzidas pelo Instituto Butantan. Agora, já são cerca de 10,8 milhões de vacinas adquiridas, suficientes para a fase inicial da campanha.

O Ministério da Saúde já realizou uma primeira tentativa de comprar seringas e agulhas para a vacinação no Brasil. Das 331 milhões de unidades que a Pasta tem a intenção de comprar, conseguiu oferta para adquirir 7,9 milhões no pregão eletrônico realizado nesta terça-feira (29). O número corresponde a cerca de 2,4% do total de unidades que a Pasta pretende adquirir.

Agora, o Ministério da Saúde terá que realizar novo certame, ainda sem data definida. A compra de seringas e agulhas costuma ser feita por estados e municípios. Durante a pandemia, porém, o ministério decidiu centralizar estes insumos.

*Estadão

Leia também1 Após recusar pedidos do STF e STJ, Fiocruz nega vacinas ao TST
2 Argentina aprova vacina de Oxford em caráter emergencial
3 Covid: Enfermeiro testa positivo 6 dias após 1ª dose de vacina
4 STF prorroga autorização para governos manterem quarentena
5 Aplicação da vacina não excluirá normas de prevenção

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.