Leia também:
X Rio Grande do Sul pode ter chuva forte nos próximos dias

Gaúcha acusada de fake news é vítima de ataque de ódio

A veterinária se retratou e disse que a questão envolvia a visita de Alckmin, não de Lula

Leiliane Lopes - 11/09/2023 15h10 | atualizado em 11/09/2023 17h28

Veterinária Samara Baum Foto: Reprodução Twitter

O perfil no Instagram da veterinária Samara Baum foi tomado por ataques de ódio após a profissional ser acusada de disseminar fake news. A defensora dos animais gravou um dizendo que as doações para animais vítimas das enchentes em Lajeado, no Rio Grande do Sul, estariam prejudicadas por razões políticas.

Na gravação, a profissional se identifica como presidente da Unidos Pelos Animais (UPA) de Sarandi, cidade onde nasceu, e faz a seguinte afirmação:

– Chegamos agora em um centro de distribuição de Lajeado e recebemos a informação de que não vão ser liberados alimentos para que sejam feitas as doações, para aguardar o presidente Lula chegar a Lajeado para fazer fotos, vídeos e publicações em cima das doações.

Com a repercussão do vídeo, a Prefeitura de Lajeado, por meio do coordenador da Defesa Civil, Gilmar Queiroz, desmentiu a veterinária e disse que o trabalho e as distribuições acontecem normalmente.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, também se manifestou sobre o assunto e disse que a Polícia Federal (PF) vai investigá-la por “fake news”.

– Reitero que fake news é crime, não é “piada” ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as providências previstas em lei – escreveu.

INTERNAUTAS ATACAM SAMARA
Vários comentários com ataques contra Samara Baum foram deixados por eleitores de Lula.

– Bolsonarista como você só tem cabeça pra separar as orelhas, porque dentro não tem nada! Depois que for presa, não vem chorar dizendo que está arrependida. Aliás, vá fazer companhia pro ladrão do seu mito na cadeia! – escreveu uma internauta.

– Não tem um pingo de vergonha? Ficar divulgando fake news em cima da tragédia humana??? E depois vem alegar que o vídeo foi só para o grupo… acha que somos idiotas? – publicou outra pessoa.

– Tenha consciência, como é que uma pessoa formada como você, tem coragem de mentir descaradamente. Crie vergonha nessa tua cara. Fake news é crime – escreveu mais um.

– Espero que essa clínica feche as portas por falta de clientes que aceitem entregar seus pets aos cuidados de alguém tão perversa e má, que mente deliberadamente, na maior facilidade, apenas para prejudicar alguém de quem não gosta. Aprendeu direitinho com o mestre, hein filhotinha da milícia – disse outra.

VETERINÁRIA SE MANIFESTA
Samara gravou um segundo vídeo, dizendo que o primeiro material foi divulgado apenas para o grupo da ONG que ela trabalha e que a questão era a visita do presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB), não do presidente Lula, que está em viagem internacional.

Assista:

Leia também1 Ian Wilmut, cientista que clonou a ovelha Dolly, morre aos 79 anos
2 Rio Grande do Sul pode ter chuva forte nos próximos dias
3 Jovem que sobreviveu à chacina na Bahia morre após 13 dias
4 Assessoria atualiza estado de saúde de Anderson, do Molejo
5 MK lança Pregação Expositiva e a Defesa da Fé, de Paulo Pedrão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.