Leia também:
X Embaixada do Brasil confirma contato com familiares de Dom Phillips

Fundação indígena diz que Dom e Bruno seguem desaparecidos

APIB pediu que seja aguardado um posicionamento oficial das autoridades brasileiras

Thamirys Andrade - 13/06/2022 17h11 | atualizado em 13/06/2022 17h27

Dom Phillips em café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro em 2019 Foto: PR/Marcos Corrêa

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) emitiu nota, nesta segunda-feira (13), negando que os corpos do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira tenham sido encontrados. O comunicado ocorre após a esposa de Dom, Alessandra Sampaio, relatar à GloboNews, que as equipes de buscas localizaram dois cadáveres na região.

A APIB, por sua vez, pediu para que seja aguardado um posicionamento oficial das autoridades brasileiras.

– O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips. Organizações indígenas que acompanham o caso seguem pressionando a continuidade nas buscas. Solicitamos que aguardem uma posição oficial – pediram.

O texto ainda confirma as informações já divulgadas anteriormente, de que foram encontrados “materiais biológicos que estão sendo periciados, e os pertences pessoais dos desaparecidos”.

– Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados – destaca a nota.

As declarações corroboram com comunicado emitido pela PF, também na tarde desta segunda, dizendo que “não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips”.

Mais cedo, o jornal The Guardian, para com o qual Phillips colaborava, publicou relato de familiares do correspondente estrangeiro, segundo os quais diplomatas brasileiros disseram a eles, por meio de um telefonema na manhã desta segunda, que os corpos de ambos haviam sido localizados na selva.

DESAPARECIMENTO
Phillips e Pereira estavam na Amazônia para visitar uma equipe de vigilância indígena próxima ao Lago do Jaburu. O objetivo do jornalista, que está escrevendo um livro sobre meio ambiente, era entrevistar habitantes do local. O comunicador se mudou para o Brasil em 2007 e atualmente mora em Salvador.

Segundo associações indígenas, a dupla estava em um trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas, e deveria ter chegado ao município entre 8h e 9h da manhã do último domingo, o que não ocorreu.

Leia também1 Bolsonaro ironiza pesquisa que aponta Lula como 'mais honesto'
2 Bolsonaro nega ter pedido ajuda a Biden contra Lula nas eleições
3 Saiba como foi a motociata com Bolsonaro em Orlando
4 Lula e Bolsonaro recusam entrevista com Renata Lo Prete
5 João Doria anuncia retorno para iniciativa privada e fica no PSDB

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.