Leia também:
X Temer pretende exonerar ministros para votação

Forças Armadas começam a atuar no Rio de Janeiro

Decreto assinado por Temer determina que os militares ficarão nas ruas até 31 de dezembro

Jade Nunes - 28/07/2017 14h50 | atualizado em 28/07/2017 17h49

Forças Armadas começam a atuar no Rio de Janeiro Foto: Marcelo Sayão/EFE

As Forças Armadas começaram a circular no Rio de Janeiro no início da tarde desta sexta-feira (28). Pela manhã, o presidente Michel Temer assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que autoriza a atuação de tropas das Forças Armadas na segurança pública do Rio de Janeiro. Homens do exército já estão patrulhando Copacabana, Linha Vermelha, Rodovia Washington Luiz, Via Dutra, saída da Ponte Rio-Niterói, São Gonçalo, Avenida Brasil e Arco Metropolitano – onde há a presença de blindados.

De acordo com o decreto, 10 mil militares poderão permanecer nas ruas do estado fluminense até o dia 31 de dezembro. São 8.500 do Exército, 620 da Força Nacional, 380 da Polícia Rodoviária Federal e 740 policiais locais. O artigo 142 da Constituição – que trata das Forças Armadas – prevê o uso de tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica por ordem do presidente da República nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem.

O Ministério da Defesa informou em junho que, de 2010 a 2017, foram realizadas 29 ações de garantia da lei e da ordem. Nessas ações, as Forças Armadas agem em área restrita e por tempo determinado, com o propósito de garantir a integridade da população e o funcionamento das instituições.

Segundo o decreto assinado por Temer, é necessário que cada operação que conte com homens das Forças Armadas tenha de ser previamente aprovada pelos ministérios da Justiça, da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O ministro da Justiça, Raul Jungmann, é quem definirá a distribuição das tropas.

 

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.