Leia também:
X Bolsonaro anuncia retorno do atacante Alex ao Brasil

Fiocruz fala da ‘importância de vacinar crianças’ em nota técnica

Fundação disse que 'eventos adversos pós-vacinais são raros nas avaliações conduzidas e menos frequentes que o risco de complicações e óbito pela Covid-19'

Pleno.News - 28/12/2021 21h40 | atualizado em 29/12/2021 09h52

Fiocruz fala da ‘importância de vacinar crianças’ em nota técnica Foto: Freepik

Nesta terça-feira (28), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota técnica em que falou sobre a “importância” da vacinação de crianças contra Covid-19. De acordo com a fundação, imunizar crianças entre 5 e 11 anos de idade irá reduzir o número de mortes pela doença na faixa etária.

Na semana retrasada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a imunização de crianças entre 5 e 11 anos de idade. No entanto, a vacina que será aplicada será diferente da utilizada em adultos e adolescentes.

De acordo com a Anvisa, menores de 12 anos deverão receber doses com apenas um terço da quantidade aplicada no restante do público. Para isso, a Pfizer deverá produzir frascos diferentes para diferenciar os grupos, sendo usada a cor laranja para crianças e a roxa para adolescentes e adultos.

Na nota técnica, a Fiocruz afirmou que “ainda que, em proporções de agravamento e óbitos inferiores aos visualizados em adultos, as crianças também adoecem por Covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito. Eventos adversos pós-vacinais são raros nas avaliações conduzidas e menos frequentes que o risco de complicações e óbito pela Covid-19”.

A entidade então ratificou “a importância da vacinação contra Covid-19 para crianças e adolescentes, conforme aprovação pela Anvisa que se seguiu à análise técnica rigorosa, e segundo experiências de segurança na vacinação desse grupo, já iniciada em outros países”.

Por fim, a fundação apontou que “manter a atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes é indispensável para que estes possam se desenvolver em plenitude e, como tal, a incorporação da vacinação contra Covid-19 ao calendário do PNI (Programa Nacional de Imunização) é ferramenta importante no controle da pandemia”.

Leia também1 STJ mantém exigência do passaporte da vacina no Ceará, Pará e DF
2 Deputado que se reuniu ontem com Bolsonaro está com Covid
3 Fortes chuvas na Bahia deixam rastro de destruição. Veja fotos!
4 Rui: Cidades na Bahia perderam 100% das vacinas em enchente
5 Rio contraria Saúde e irá vacinar crianças sem prescrição médica

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.