Leia também:
X Gagliasso e Ewbank prestam queixa contra socialite

Filmagens em exibições do MAM-SP serão proibidas

Instituição fez acordo com MPSP para arquivar inquérito que investiga performance com homem nu

Henrique Gimenes - 27/11/2017 21h01 | atualizado em 28/11/2017 15h22

Após performance La Bête, MAM assina TAC com MPSP para proibir filmagens em exibições Foto: Divulgação/Humberto Araujo

O Museu de Arte Moderna (MAM-SP) e o Ministério Público de São Paulo (MPSP) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Pelo documento, assinado na última quarta-feira (22), o museu se compromete a adotar uma série de medidas em suas exibições, entre elas a restrição do uso de celulares e outros aparelhos digitais em “instalações que envolvam interação do público com seres humanos que sejam parte da instalação como performáticos ou artistas, no intuito de proteger crianças e adolescentes de exposições indevidas”.

O museu terá quatro meses para colocar em funcionamento as medidas de segurança, que também irá incluir avisos sobre a proibição do uso dos aparelhos, tanto cartazes quanto por meio de alto-falantes. No acordo firmado, o MP se compromete a arquivar inquérito aberto para investigar a performance La Bête, que ficou famosa após um vídeo que mostra uma menina interagindo com um homem nu durante a exibição.

Entre outras medidas, o MAM também irá repassar 15% do faturamento total com a mostra 35ª Panorama da Arte Brasileira, da qual a performance La Bête faz parte, ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O museu terá ainda que organizar “debates sobre a liberdade de expressão” e uma iniciação “artística para o público infantojuvenil”. Caso as medidas não sejam cumpridas, a instituição terá que pagar uma multa de R$ 1 mil por dia de atraso.

LEIA TAMBÉM
+ Ex-diretor é condenado por cultos no Arquivo Nacional
+ Igreja Universal inaugura Templo Maior de Curitiba

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.