Leia também:
X Homenagem pelas vítimas da Covid no Cristo acontece hoje

“Ficamos com muito medo”, relata moradora de SC

Publicitária relatou momento em que ciclone atingiu sua cidade

Camille Dornelles - 01/07/2020 17h29

O ciclone que atingiu o estado de Santa Catarina nesta terça-feira (31) e fez dez mortos deixou um rastro de destruição e assustou moradores. Chamado de ciclone bomba, ele se forma no encontro do ar frio continental com o ar quente do oceano.

A publicitária Mirian Becker, de Lages, Santa Catarina, relatou ao Pleno.News os estragos que o ciclone deixou na sua casa e cidade.

– Era mais ou menos 14h20 quando começaram os ventos fortes. Eu estava no trabalho. Lá tem uma sacada com portas de vidro, parecia que ia estourar os vidros por causa da força do vento, tinha um pouco de pedra também e depois acabou a luz. Logo fui para a janela ver, estava tudo branco, tapado de vento e chuva. Durou poucos minutos e quando o céu começou a limpar já estava tudo destruído. Tem um pinheiro Araucária do lado e quase todos os galhos caíram dentro da empresa. Alguns carros foram amassados e tirou algumas telhas – contou.

Mirian viu estragos na empresa Foto: Arquivo pessoal

Depois que Mirian foi para casa, viu mais destruição e se preocupou com a família.

– Foram muitos estragos na cidade. Sacadas que caíram em cima de carros, vários postes e árvores também caíram nos bairros e no centro. Minha casa destelhou o bastante para molhar dentro e entrou água pelas janelas também. Na casa dos meus pais molhou bastante e outras casas de vizinhos perderam telhas. Ficamos com muito medo, deu uma “tremedeira”. Estamos sem luz até agora, pois vários postes do bairro vizinho que nos fornecem a energia caíram. Caíram em cima de casas, causando vários estragos e deixando ruas interditadas. E agora voltou a chover – contou.

Mas os efeitos do ciclone também foram sentidos no Paraná. Em Curitiba, por exemplo, a ventania assustou os moradores. Ana Figueiredo Streithorst afirmou que ficou com muito medo da força dos ventos e pensou em proteger seus dois filhos pequenos.

View this post on Instagram

Nesta terça-feira, a formação de um ciclone bomba e tempestades causaram danos em várias cidades de Santa Catarina, no Sul do Brasil. Nas redes sociais foram compartilhados vídeos e fotos de chuva intensa, casas sem telhado, árvores e postes caídos, entre outros estrados.⠀ ⠀ Saiba mais em nosso site (link na bio @plenonews) e nos Stories.⠀⠀⠀ ⠀ #PlenoNews #santacatarina #ciclonebomba #ventania

A post shared by Pleno.News (@plenonews) on

– Olha, por aqui foi aterrorizante! Achei que fossem estourar todos os vidros do apartamento, tremeu tudo! Tirei as crianças de perto das janelas! Fechei tudo e ficamos sem luz desde as 16h30 até umas 21h. Foi um susto! – relatou.

Leia também1 Formação de 'ciclone bomba' provoca tempestades no Sul
2 Veja fotos da destruição do ciclone bomba no Sul do país
3 Buraco de 1 milhão de km² na camada de ozônio se fecha
4 Jordânia declara emergência por enxame de gafanhotos
5 Cientistas identificam novo vírus da gripe em porcos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.