Leia também:
X Em ato, deputados e senadores pedem impeachment de Moraes

Feministas pedem a legalização do aborto em ato na Av. Paulista

Ato foi organizado em razão do Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto

Leiliane Lopes - 29/09/2024 17h15 | atualizado em 30/09/2024 13h35

Grupos pedem a legalização do aborto Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Neste sábado (28), centenas de mulheres participaram de uma manifestação em defesa da legalização do aborto. O ato político aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, em razão do Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto.

No Brasil, o procedimento é permitido apenas em casos específicos, como gravidez gerada por estupro, situações de risco de morte para mãe e nos casos de feto anencéfalo. Os demais casos são criminalizados.

Organizado por grupos feministas, o evento teve apoio também da Bancada Feminista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representada pela codeputada Paula Nunes (PSOL).

– A ideia é transformar o aborto em uma política de saúde pública. No entanto, a grande questão é que mesmo nos casos previstos em lei, infelizmente, o aborto legal ainda está muito difícil aqui no Brasil. A gente tem poucos hospitais que realizam esse serviço, vários outros estão se negando a fazer – disse ela à Agência Brasil.

No ano de 2023, houve 2.687 casos de aborto legal; desse número, 140 foram em meninas de até 14 anos de idade. No entanto, o número mais que duplicou em relação a 2018, quando foram registrados 60 procedimentos. Na faixa etária de 15 a 19 anos, foram 291 abortos.

Leia também1 Havan vai ajudar na construção de 70 casas para famílias do RS
2 Dilma Rousseff recebe honraria do presidente chinês Xi Jinping
3 Furacão Helene deixa 64 mortos e milhões sem energia nos EUA
4 Francisco sobre ataques de Israel: Defesa desproporcional é imoral
5 Jovem tem ataque cardíaco confundido com crise de pânico

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.