Leia também:
X Em alta velocidade, carro atravessa muro e invade balcão

Feliciano quer punição a juíza que “mandou prender” pastor

Caso aconteceu em cidade no interior do Maranhão

Pleno.News - 12/11/2020 15h19 | atualizado em 12/11/2020 16h32

Manifestação foi realizada contra detenção de pastor no Maranhão Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (12), o deputado federal Marco Feliciano utilizou suas redes sociais para informar que solicitou o afastamento da juíza responsável por mandar prender um pastor que promoveu um culto na frente de sua casa. O caso aconteceu em Coroatá, no interior do Maranhão.

Por decisão da juíza Analise Nogueira Reginato, o pastor Natanael Diogo, auxiliar da Assembleia de Deus em Coroatá, foi levado para a delegacia na noite de terça-feira (10) após a magistrada reclamar do som que era produzido pelo culto realizado em uma praça.

De acordo com o pastor, a juíza pediu que o volume do som fosse reduzido, o que foi atendido pela igreja, mas ela teria retornado ao achar que o volume do som teria sido alterado novamente. Por isso, Natanael Diogo e uma integrante da igreja foram conduzidos à delegacia.

Ao comentar o episódio, Feliciano disse que pediu, à Corregedoria de Justiça do Maranhão, o afastamento da magistrada por ter “em tese, cometido crime de abuso de autoridade e constrangimento ilegal contra dois religiosos”.

– Solicitei à Corregedoria de Justiça do Maranhão o afastamento da juíza Analise Nogueira Reginato, da comarca de Coroatá, por prender o pastor Natanael Diogo e a missionária Rosinha por estarem cultuando em praça pública. A meu ver, a juíza agiu com abuso de autoridade e constrangimento ilegal – escreveu.

O episódio também gerou indignação em outras autoridades, como o governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), que disse repudiar a prisão do religioso.

– A mesma juíza que inventou uma absurda cassação contra minha candidatura em 2018 resolveu coagir e prender um pastor na cidade de Coroatá, que não estava cometendo qualquer crime. Repudiamos essa agressão à liberdade religiosa, conforme nota oficial que já divulgamos – escreveu.

Ao portal Uol, a assessoria de Comunicação da Corregedoria de Justiça do Maranhão afirmou que entrou contato com a magistrada Anelise Reginato. O órgão disse que ela não determinou a prisão de pastores evangélicos no município.

“Segundo informações da juíza, a Polícia, ao ser acionada, em razão da intensidade do som utilizado em evento realizado no meio de uma via pública, lavrou Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO contra os organizadores do evento. Portanto, a magistrada não determinou prisão de qualquer pessoa em razão de TCO, lavrado pela autoridade policial com base no artigo 42 da Lei de Contravenções Penais (3.688/41)”, diz a nota.

Leia também1 Pastor é detido após juíza se incomodar com som em culto
2 PF aponta que jovem de 25 anos tinha plano de matar Bolsonaro
3 Homem é morto a facadas e tem corpo pendurado em igreja
4 Alunos vandalizam posse de reitor nomeado por Bolsonaro
5 "Comércio sem viés ideológico é elemento chave", diz Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.