FAB transfere do DF bebê de 5 meses para transplante em SP
A bebê Ayla estava internada e precisava de procedimento cirúrgico em hospital paulista
Marcos Melo - 25/12/2022 17h13 | atualizado em 26/12/2022 15h40
Uma bebê de apenas 5 meses e 21 dias está vivenciando o que poderia se chamar de milagre de Natal. Ayla Gomes de Sousa estava internada há dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança de Brasília (HCB) aguardando um transplante de fígado com caráter de urgência. Mas neste sábado (24), véspera de Natal, ela foi agraciada com o tão esperado transporte para São Paulo, onde realizará o procedimento cirúrgico.
A secretária de Saúde do Distrito Federal (DF), Lucilene Queiroz, foi procurada pelo HCB, às 18h (aproximadamente), solicitando a transferência de Ayla, com absoluta urgência, para São Paulo, onde há especialidade para realizar a operação.
Lucilene, prontamente, ligou para o secretário-chefe de Casa Civil do DF, Gustavo Rocha. Ele procurou ajuda do governo federal, por intermédio do advogado-geral da União, Bruno Bianco. Chegaram a cogitar a transferência num voo comercial, mas não seria permitido.
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi informada do caso e disponibilizou uma aeronave para levar Ayla até a capital paulista. O avião desembarcou na cidade na madrugada de deste domingo (25), por volta de 1h.
Um possível doador do órgão seria o tio da bebê, mas ao chegar no hospital, decidiu-se que a mãe dela doaria parte do fígado.
– Poder ajudar fez meu Natal mais feliz. Graças à Lucilene, ao Bruno Bianco, ao Anderson Torres, à Azul e, principalmente, à FAB – declarou Gustavo Rocha.
ENTENDA O CASO
A menina deu entrada no HCB com 3 meses e 8 dias de vida, no serviço de gastroenterologia e hepatologia por manifestar complicações no fígado. Há dois meses ela começou a apresentar sintomas de hepatopatia crônica e hipertensão portal. Ele teve agravamento da função hepática, com distúrbio grave de coagulação.
No dia 23 de dezembro, foi pedida a transferência dela para uma UTI em centro de referência em transplante hepático pediátrico, onde iniciaram a transfusão de plasma. No dia seguinte (24), ela conseguiu a transferência para a capital paulista, onde realizará a cirurgia para receber parte do fígado da mãe.
Leia também1 Pilotos e comissários aprovam greve a partir de 2ª feira
2 1º caso no mundo: Bebê recebe intestino de doador morto
3 Médico doa próprio rim para ex-paciente na fila de transplante
4 Transplante com órgãos suínos deve iniciar até 2025 no Brasil
5 Hepatite infantil misteriosa ultrapassa mil casos, diz OMS