Exemplo! Juiz faz audiência na casa de idoso com câncer
Homem queria se aposentar mas não tinha como ir ao fórum da cidade
Gabriela Doria - 14/08/2019 15h46

Um juiz da cidade de Trindade, em Goiás, decidiu realizar uma audiência na casa de um idoso que sofre de câncer e não tinha como ir até o fórum da cidade. José Antônio de Paula, de 62 anos, é trabalhador rural e havia entrado na Justiça para conseguir se aposentar por idade. Após a sessão, o magistrado Joviano Carneiro Neto deu ganho de causa para o idoso.
– É a nossa missão, entrar, ver, ir onde for possível para buscar entregar a prestação jurisdicional. Não estou fazendo nada mais que a minha obrigação. Para a pessoa, o benefício é imenso e ela não pode ficar esperando algo que é tão importante para ela – disse o juiz ao portal G1.
A audiência, que aconteceu no quintal de José Antônio, durou cerca de 15 minutos, sobretudo pelo estado de saúde do idoso, que descobriu um câncer no rim e no fígado no início do ano. O juiz filmou toda a audiência e as perguntas com o próprio celular. Após a sessão, o magistrado ouviu mais duas pessoas no fórum e deu ganho de causa para o idoso.

– Esse tipo de benefício cabe para trabalhadores rurais que viveram dentro do regime de economia familiar, na condição de segurado especial. Após os depoimentos e análise das provas documentais, entendi que ele fazia direito ao benefício – afirmou.
Na sentença, o magistrado determinou que o INSS conceda aposentadoria rural ao trabalhador por tempo de idade no valor de um salário mínimo.
O G1 entrou em contato, com o INSS, por email, às 15h13 desta terça-feira (13), e aguarda retorno.
Leia também1 Presidente do Senado recebe proposta da Previdência
2 Câmara conclui votação da reforma da Previdência
3 Ministra Damares inaugura serviço para idosos no Paraná