Leia também:
X Henkel doa seu canal a Bárbara, do Te Atualizei, e emociona influenciadora

Ex-secretário prisional do RJ apertou a mão de líder de facção

Raphael Montenegro chegou a cumprimentar o criminoso Wilton Quintanilha, apontado como "presidente" do Comando Vermelho

Paulo Moura - 18/08/2021 15h14 | atualizado em 18/08/2021 16h02

Ex-secretário chegou até a apertar a mão de líder de facção criminosa Foto: Reprodução/TV Globo

Preso pela Polícia Federal (PF) na terça-feira (17), acusado de favorecer a atuação da facção Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, o agora ex-secretário Estadual de Administração Penitenciária do estado, Raphael Montenegro, chegou até a cumprimentar o criminoso Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como Abelha, apontado como “presidente” do grupo criminoso.

Um vídeo divulgado pela TV Globo mostrou a saída de Wilton do presídio Vicente Piragibe, no Complexo de Bangu, que teria acontecido, irregularmente, no dia 27 de julho de 2021. Mesmo com mandados de prisão pendentes, o criminoso saiu do local pela porta da frente.

As investigações que resultaram na prisão do ex-secretário apontaram que Montenegro atuou para favorecer a atuação do CV no estado e realizou diligências para viabilizar o retorno de membros da facção criminosa que estavam na penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná, para o Rio de Janeiro.

O ex-titular da pasta prisional foi exonerado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Para o lugar de Montenegro foi nomeado o delegado federal Vitor Hugo Poubel. De acordo com nota do governo estadual, a substituição “já havia sido decidida na semana passada e aguardava os trâmites da cessão” do novo secretário.

Em nota, o governo do estado do RJ disse ainda que ajudará nas investigações da Operação Simonia, deflagrada na manhã de terça-feira pela PF em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF). O objetivo da ação é desarticular esquema criminoso estabelecido na cúpula administrativa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap).

Leia também1 Twitter bane Donald Trump, mas mantém perfis ligados ao Talibã
2 Senador revela: CPI tem 'medo' de convocar general Braga Netto
3 CPI da Covid: Advogado da Precisa se torna investigado
4 Mãe é presa por torturar o filho de 6 anos: "Quase matei ele"
5 Justiça condena ex-jornalista da Folha por fake news contra Hang

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.