Leia também:
X Michel Temer comenta saída de médicos cubanos do Brasil

Ex-governador Sérgio Cabral completa dois anos na prisão

Político foi condenado a mais de 100 anos de detenção e se tornou réu mais de 20 vezes

Camille Dornelles - 17/11/2018 08h00 | atualizado em 17/11/2018 14h42

Ex-governador do Rio de Janeiro foi condenado a mais de 100 anos de prisão Foto: Reprodução

Neste sábado (17), a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral completou dois anos. Ele foi preso no dia 17 de novembro de 2016 na Operação Calicute, da Lava Jato, por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Além dessa operação, também foi alvo de mandados de prisão nas operações Eficiência, Fatura Exposta, Mascate, Unfair Play e Tolypeutes. Agora foi apontado como o principal responsável pelo chamado “mensalinho da Alerj”, da Operação Furna da Onça.

Ele se tornou réu de 23 processos da Operação Lava Jato, sendo apontado como chefe de uma organização criminosa responsável por fraudes e cartel em contratos públicos. Encontra-se preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro e sua pena soma 132 anos e seis meses de prisão.

Entre os projetos que sofreram com desvio de dinheiro estão a reforma do Estádio do Maracanã, a escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o PAC das Favelas Rocinha, Manguinhos e Alemão, a construção do Arco Metropolitano e da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.

Em 2017, um grupo ficou famoso ao comemorar o primeiro ano da prisão de Cabral com uma festa na frente da penitenciária. Manifestantes se reuniram fora da Cadeia Pública José Frederico Marques, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com um bolo de aniversário, churrasco e refrigerantes.

Leia também1 Envolvidos no "mensalinho da Alerj" têm pedido de cassação
2 Lava Jato: "Alerj se tornou uma verdadeira propinolândia"
3 Pezão diz que gostaria de dar um abraço em Sérgio Cabral

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.