Leia também:
X Presidente do STF nega libertar deputado Paulo Maluf

Ex-governador Anthony Garotinho deixa a prisão

Presidente do TSE, Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus liberando o político do Rio de Janeiro

Henrique Gimenes - 21/12/2017 21h24

Anthony Garotinho deixa a prisão Foto: Coperphoto/Inácio Teixeira

Após ter conseguido um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, na condição de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (21), o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, deixou a prisão na noite desta quinta-feira (21). Ele estava no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Na mesma decisão, o ministro Gilmar Mendes também soltou o ex-ministros dos Transportes e presidente nacional do PR, Antônio Carlos Rodrigues, que estava preso desde o final de novembro, por conta da mesma operação que prendeu Garotinho.

Garotinho agora irá responder ao processo em casa. No entanto, apesar de não usar tornozeleira eletrônica, ele ficará impedido de deixar o país.

Em sua decisão pela liberdade do ex-governador, Gilmar diz que não há “nenhuma conduta atual do paciente que revele, minimamente, a tentativa de afrontar a garantia da ordem pública ou econômica, a conveniência da instrução criminal ou assegurar a aplicação da lei penal”. Garotinho estava preso desde o dia 22 de novembro.

O ex-governador é acusado de integrar organização criminosa que arrecadava recursos de forma ilícita com empresários para financiar sua campanha eleitoral e a de aliados. Ele também é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crime eleitoral, por ter omitido doações nas prestações de contas.

Leia também1 Preso, Garotinho diz que fará nova greve de fome
2 TRE decide soltar Rosinha e manter Garotinho preso

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.