Leia também:
X Justiça Federal rejeita pedido de suspender intervenção

EUA orientam quem viajará ao Brasil: ‘Vai precisar de vacina’

Recomendação é da agência de controle e prevenção de doenças norte-americana

Gabriela Doria - 14/03/2018 16h00

O surto de febre amarela que atinge o Brasil está preocupando os estrangeiros. Nesta semana, o jornal New York Times informou aos leitores que a vacinação contra a febre amarela é indispensável para quem pretende visitar o país. De acordo com o texto, a orientação foi dada pela agência de controle e prevenção de doenças dos EUA (Centers for Disease Control and Prevention).

– O Brasil está sofrendo um grande surto desta febre hemorrágica, e ela está alcançando lugares onde normalmente não se vê o vírus. Desde o início de 2017, 237 pessoas, incluindo vários turistas, morreram depois de serem infectados pelo vírus – escreveu o jornal.

EUA estão recomendando tomar vacina contra a febre amarela caso viajante venha ao Brasil Foto: Ministério da Saúde/Rodrigo Nunes

O New York Times também ouviu infectologistas que alertaram sobre a prevenção à doença.

– Este é o momento de não ir para uma área de surto sem proteção. Nós recomendamos às pessoas que adiem a viagem para estas áreas de transmissão caso elas não possam estar imunizadas pela vacina – disse o Dr. Martin Cetron, diretor da Divisão Global de Migração e Quarentena do Centro Nacional do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Seguindo a tendência mundial de prevenção ao vírus da febre amarela, Aruba passou a exigir, no início deste mês, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a imunização contra o vírus. Países como Equador, Colômbia, Cuba, Nicarágua, Bolívia, Panamá e Venezuela também exigem o CIVP. A lista completa, com mais de 100 nações que adotam a medida, está disponível no site do Ministério das Relações Exteriores.

Leia também1 Brasil é recordista mundial em automedicação, diz pesquisa
2 Saiba porque a vacina da febre amarela pode falhar
3 Ministério da Saúde confirma 237 mortes por febre amarela

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.