Leia também:
X Michelle Nascimento participa do projeto Amigos do Lixão

Estátua de 400 kg é furtada de monumento no Rio de Janeiro

Gerência de Monumentos da capital fluminense formalizará ocorrência nesta segunda

Paulo Moura - 17/02/2020 08h01 | atualizado em 17/02/2020 09h08

Estátua da mãe de Marechal Deodoro é furtada no Rio Foto: Reprodução

Uma estátua de dois metros de altura e com aproximadamente 400 quilos foi furtada do monumento em homenagem a Marechal Deodoro na Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro. A escultura representa a mãe do primeiro presidente do Brasil, Dona Rosa Paulina da Fonseca.

Segundo a Gerência de Monumentos e Chafarizes do Rio, órgão vinculado à Secretaria de Conservação da cidade, o registro da ocorrência será feito nesta segunda-feira (17). Atualmente, o órgão cuida de 1.371 monumentos que incluem bustos, esculturas, estátuas, relógios e chafarizes. Há também contrato para manutenção de cerca de R$ 900 mil.

Em nota, o órgão informou que os monumentos que ficam sob cuidado do município são vistoriados e recebem os reparos necessários, como limpeza, conserto hidráulico, elétrico e reposição de pequenas peças. Em caso de vandalismo ou furto de grandes peças, é realizado um levantamento orçamentário, e em seguida aberta uma licitação para a restauração e reposição dos itens.

Uma campanha pela internet está se mobilizando para que o item seja encontrado antes de ser derretido. O alerta foi feito pela conta do Facebook da arquiteta e pesquisadora Vera Dias, autora do livro Os Monumentos do Rio, inventário 2015.

– Pesa cerca de 400 kg em bronze, tem quase 2 metros de altura. Não pode estar passeando por aí! Divulguem a foto…Se souberem de algo, liguem para 1746 – escreveu ela.

Leia também1 Celulares atrasam "sozinhos" mesmo sem horário de verão
2 Evento cristão reúne 100 mil pessoas no Rio de Janeiro
3 RJ: Bolsonaro vai a evento cristão e agradece a Deus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.