Leia também:
X Mourão comenta simulação de guerra na Amazônia: “É normal”

Estado do RJ aprovará alunos automaticamente em 2020

Alunos terão única nota avaliando sua participação nas atividades do ano

Gabriela Doria - 14/10/2020 15h45 | atualizado em 14/10/2020 15h52

Secretaria de Educação do RJ aprovará alunos automaticamente Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) determinou, nesta quarta-feira (14), que todos os alunos da rede serão aprovados automaticamente neste ano letivo. A terceira resolução, publicada no Diário Oficial do Estado, informou que 2020 não será divido por bimestres, mas sim por um único período denominado Ciclo de Aprendizagem, que compreende os meses entre fevereiro e dezembro deste ano. Os alunos que participarem do processo de avaliação não serão reprovados, independentemente do valor das notas.

Este Ciclo de Aprendizagem irá avaliar os alunos com uma única nota, levando em consideração as atividades realizadas neste período, incluindo as aulas presenciais, virtuais, videoaulas e apostilas.

– Os professores terão autonomia para avaliar seus alunos, levando em consideração tudo o que o jovem estudou e teve acesso em 2020. Mas, em um ano atípico como esse, não há possibilidade de reprovação. Em 2021, com o retorno total das aulas presenciais, será feito um diagnóstico com cada aluno, para que seja possível estabelecer um itinerário pedagógico e corrigir o déficit nas disciplinas principais – afirmou o secretário de Educação, Comte Bittencourt.

A nova diretriz estabelece que as escolas terão independência para monitorar a participação dos alunos nas aulas presenciais e virtuais. A norma também pede que os docentes fiquem atentos para o caso de possível abandono, quando o aluno não compareceu às aulas presenciais no início do ano, não teve acesso ao ensino remoto e nem retornou para o fim do Ciclo, que está previsto para 22 de dezembro.

– Estaremos trabalhando com a política do “nenhum aluno a menos”, em um esforço sem precedentes contra a evasão escolar. As unidades escolares mobilizarão todos os recursos disponíveis na comunidade, no que estamos chamando de “busca ativa” daqueles alunos que não apresentaram vínculo com a escola na maior parte do ano. O esforço também estará na articulação com os equipamentos públicos que compõem a rede de proteção social para resgatá-los nesse ano e no próximo – disse Comte.

Para o próximo ano, a Secretaria de Educação planeja colocar em prática o que chamou de Continuum Escolar, que deverá contar com atividades extras e também remotas, como forma de recuperar o conteúdo que ficou pendente por causa da pandemia.

Leia também1 RJ: Pedestre morre atingido por botijão de gás lançado de janela
2 Deputada Flordelis perde o título de Cidadã Niteroiense
3 Mais um candidato a vereador é morto na Baixada Fluminense
4 Governador em exercício do Rio de Janeiro está com Covid-19
5 Justiça do Rio nega prisão domiciliar para Cristiane Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.