Estado do Rio lança calendário único de vacinação da Covid-19
De acordo com Cláudio Castro, a unificação foi um pedido dos prefeitos
Pleno.News - 30/03/2021 15h06

O governo do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (30) o calendário único de vacinação da Covid-19 para o estado. O governador em exercício, Cláudio Castro, disse que a unificação do calendário foi um pedido dos prefeitos.
– A gente estava percebendo uma grande migração de pessoas de um município para outro [para se vacinar]. Os prefeitos solicitaram que o governo estadual fizesse um decreto criando esse calendário único. A intenção dele não é criar obrigação, é criar um balizador para que isso possa ser dialogado com os municípios – afirmou Castro.
Três categorias serão priorizadas na imunização: profissionais de saúde abaixo de 60 anos, das áreas de segurança pública e da educação.
De acordo com o governador, o primeiro grupo abrange 324 mil profissionais de saúde que ainda não foram vacinados. Na área de segurança, serão imunizados, a partir de 12 de abril, agentes das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários, Guarda Municipal, Defesa Civil, além de oficiais de Justiça.
– Além de as forças de segurança não terem parado em momento algum, há preocupação enorme de serem vetores de transmissão – acrescentou Castro.
Na terceira categoria estão os profissionais da área de educação.
– Precisamos de uma escola absolutamente segura. Precisamos tanto que os profissionais tenham tranquilidade para ir trabalhar quanto os pais de levar seus filhos para a escola sabendo que os trabalhadores da área de educação já estarão imunizados – completa.
O governo estadual ainda vai divulgar as datas do calendário único de vacinação.
*Agência Brasil
Leia também1 Fiocruz: Foco é vacinar ao menos 70% para controlar pandemia
2 5 estados se preparam para vacinar professores e policiais
3 Covid: Anvisa nega certificação para fábrica da vacina Covaxin
4 Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 16,2 milhões
5 Cheio de ironia, Doria diz que vai vacinar "o gado e os robôs"