Leia também:
X Nos EUA, Doria tem reunião com investidores e critica Bolsonaro

Estado do Rio de Janeiro ganha exposição da Bíblia

Será a primeira exposição cristã realizada em um espaço público na cultura fluminense

Pleno.News - 02/12/2021 16h59 | atualizado em 02/12/2021 17h43

Rio de Janeiro ganha exposição da Bíblia Foto: Divulgação

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro apresentam a Exposição da Bíblia no Estado do Rio de Janeiro. A inauguração acontece nesta sexta-feira (3), a partir das 15h, na Biblioteca Parque Estadual.

Durante a cerimônia de abertura, com a presença de lideranças evangélicas, a SBB irá assinar um termo de doação de uma Bíblia em braile para a biblioteca, para comemorar a Semana Nacional da Bíblia, que vai de 3 a 12 de dezembro.

De acordo com o gestor da Biblioteca Parque Estadual, André Miranda, esta será a primeira exposição cristã realizada em um espaço público fluminense; um verdadeiro marco para a comunidade evangélica no Rio.

– Em conversa com os amigos da SBB, que já possui o Museu da Bíblia em São Paulo (MUBI) e que realiza eventualmente exposições itinerantes, surgiu a ideia de fazer essa amostra também aqui, conosco. Para nós, é um momento histórico, pois um movimento da arte e cultura cristã é um processo difícil. Por muitos anos, isso foi impedido, mas hoje vivemos um cenário favorável e temos tido apoio – celebra Miranda.

A inauguração acontece nesta sexta-feira Foto: Divulgação

Entre as atrações, o público terá contato com uma réplica perfeita da primeira Bíblia traduzida para o alemão e impressa por Johannes Gutenberg, na época da Reforma Protestante, em 1455.

De acordo com o pastor Marcos Batista, coordenador de desenvolvimento institucional da SBB, a exposição apresentará a Palavra de Deus escrita das mais diferentes formas e tecnologias.

– A Bíblia é o único livro a passar por todos os processos de escrita. Da tábua de pedra, passando pela argila e pelos pergaminhos até os modelos de divulgação mais recentes, como o K7, o vinil, o DVD e, principalmente, as mídias digitais. Eu costumo dizer que a Bíblia veio da nuvem (numa referência aos Dez Mandamentos enviados por Deus a Moisés) e para a nuvem retornou – revelou o pastor.

A exposição acontecerá até o dia 10 de dezembro Foto: Divulgação

HISTÓRIA DA REFORMA PROTESTANTE
Além da Exposição da Bíblia no Estado do Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil apresenta ainda a mostra Os impactos da Reforma: No Princípio Era o Verbo, e o Verbo Era Deus, que conta a saga de Martinho Lutero desde a sua conversão, passando pelo processo de tradução dos textos bíblicos para o alemão. Mas não ficou só nisso. À medida que a Bíblia ia sendo traduzida para as mais diferentes línguas, cada país alcançado era, enfim, unificado, fazendo com que a Palavra chegasse a cada vez mais pessoas em todo o mundo.

– A exposição é autoexplicativa, Apresentamos muita coisa a partir de banners e através deles. Toda essa história é contada independente de ter um guia, e o público pode, assim, acompanhar tudo o que será exposto ali. Temos exemplares de todas essas Bíblias citadas e uma mesa interativa onde as pessoas poderão acompanhar tudo por meio de uma animação em 3D. Os pergaminhos, os papiros e todas as Bíblias expostas poderão ser folheadas de maneira digital. Toda essa história estará disponível em animação nessa mesa digital – acrescentou Marcos Batista.

A Exposição da Bíblia no Estado do Rio de Janeiro acontecerá até o dia 10 de dezembro na Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1261, no Centro do Rio, das 10h às 17h, com entrada franca.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.