Leia também:
X Após chuva, cratera abre e engole carros em Brasília

Estado de calamidade pública no Rio é prorrogado até 2020

Decreto é renovado pelo terceiro ano seguido

Gabriela Doria - 10/12/2019 18h45

Governador estendeu calamidade pública até o fim de 2020 Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, prorrogou o estado de calamidade pública no estado até 31 de dezembro de 2020. A Lei nº 8647/19, de autoria do Poder Executivo, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (10).

A primeira edição do decreto de estado de calamidade pela crise financeira vivida pelo estado foi publicada em 2016. Este é o terceiro ano consecutivo que o texto é renovado com aprovação pelos deputados estaduais.

O estado de calamidade permite que o governo estadual não atenda, temporariamente, aos limites de endividamento e de gastos com pessoal determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Entretanto, o governo continua obrigado a investir os percentuais mínimos definidos pela Constituição Federal em áreas como saúde e educação. A medida também não prejudica o repasse obrigatório de verba aos municípios.

Ao justificar a medida, o governador afirmou que, mesmo com o regime de recuperação fiscal, o Rio ainda apresenta as condições que levaram à decretação do estado de calamidade pública e ocasionaram grande queda na arrecadação de receitas.

*Folhapress

Leia também1 Esnobado de novo! Ivete barra Wilson Witzel em camarim
2 Governador Wilson Witzel institui a Academia Setur-RJ
3 Marco Feliciano a Witzel: "Não se ajoelha diante de homens"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.