Encontro promove cultura e economia criativa cristã
Evento aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu cinema, rádio, TV e música
Virgínia Martin - 29/05/2018 01h39 | atualizado em 29/05/2018 14h46
Na noite desta segunda-feira (28), o Encontro Cultural de Economia Criativa Cristã cumpriu seu objetivo: mostrar o panorama atual do mercado de cultura cristã no Brasil e motivar seu maior desenvolvimento. O evento aconteceu no centro do Rio de Janeiro, no Teatro Riachuelo, antigo Cine Palácio. A visita ao local já é uma programação cultural, já que ali o primeiro filme foi exibido em 1901, em um edifício que apresenta um estilo arquitetônico neomourisco.
Representantes das áreas de TV, cinema, rádio e música tiveram a oportunidade de conhecer a realidade das variadas produções artísticas e culturais cristãs. Quem destacou o segmento de cinema foi o presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Christian de Castro. Sua apresentação revelou o potencial da instituição e as portas abertas para produtores.
Entrevistado pelo Pleno.News, Christian declarou que não percebe discriminação com relação a produções evangélicas.
– Acho que esse preconceito está muito mais em quem comunica do que propriamente no público. Se a obra é boa, o público assiste. O filme Nada a Perder e os Dez Mandamentos são exemplos de obras que dialogam com esse público e com essa temática. E a gente tem grandes personagens e histórias dentro da temática cristã. O filme Paulo é exemplo disso. É um exemplo de bom filme e que se comunica bem.
Segundo o presidente da Ancine, o mercado cinematográfico é difícil. É caro para fazer, comercializar e distribuir. Na fase de exibição, é preciso ressaltar que o Brasil só possui 3.200 salas de cinema, o que equivale a uma sala de cinema para cada 65 mil habitantes.
André Câmara, diretor da Rede Boas Novas, e sua esposa, Naiane Câmara, foram os apresentadores na noite de plateia cheia e de muitos aplausos. A rádio 93 FM, quarto lugar em audiência no Rio de Janeiro, esteve também entre os convidados. O evento foi promovido pela 360 WayUp, sob a direção de Igor Siqueira.
Presença marcante foi a do Ministro da Cultura, Sérgio Leitão. Ele surpreendeu com seu apoio. Fez ainda uma explanação de como funciona e como tem sido a evolução do Ministério da Cultura.
– O Brasil é um país essencialmente cristão e deve haver espaço para todas as religiões e crenças. Creio que há espaço para termos mais projetos culturais relacionados ao segmento cristão. Um evento como este é necessário para motivarmos isso. Quero estimular produtores culturais cristãos a participarem mais – declarou o ministro ao portal Pleno.News.
Leia também1 Vai à Copa do Mundo? Veja quais igrejas visitar no país
2 Virada Cultural terá palco dedicado a música gospel
3 Artista chinês nega que tenha desrespeitado cristãos