Holandesa é presa ao tentar embarcar com drogas
Ela estava com 2,2 kg de cocaína na mala, no aeroporto de Recife
Ana Luiza Menezes - 30/04/2018 10h15 | atualizado em 30/04/2018 11h22
No Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, Pernambuco, uma holandesa foi presa pela Polícia Federal (PF) ao tentar embarcar com 2,2 quilos de cocaína. A mulher, identificada como Nomami Johari Azizi Cooper, tem 36 anos e disse que não sabia que a droga estava em sua mala visto que veio ao Brasil somente para esquecer a morte de seu pai.
A prisão ocorreu na última sexta-feira (27), mas só foi divulgada neste domingo (29). Nomami é solteira e não tem antecedentes criminais. Em seu país, ela trabalha como gerente de recursos humanos.
A holandesa teve suas bagagens consideradas como suspeitas durante a verificação do aparelho de raio x, que encontrou placas estranhas de formato retangular.
Quando a mala de Nomami foi aberta, foram encontrados dois invólucros. Após narcotestes, a polícia confirmou que neles havia cocaína.
Após receber voz de prisão em flagrante, a mulher também foi informada de seus direitos e foi levada para a sede da PF. Ela foi autuada pela prática de tráfico internacional de entorpecentes, que prevê pena de cinco a 15 anos de prisão.
Além da droga, também foram apreendidos os cartões de embarque, dois aparelhos celulares e 200 dólares americanos, equivalentes a R$ 691. Para os policiais, Nomami disse que ganhou a mala de um nigeriano que conheceu em São Paulo.
Ela foi submetida a um exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e conduzida para a Colônia Penal Feminina, onde ficará à disposição da Justiça Federal.
De acordo com a PF, este foi o sexto caso de apreensão de drogas neste ano no aeroporto internacional da capital pernambucana. Até o momento, oito pessoas já foram presas, sendo cinco mulheres e três homens, totalizando 21,9 quilos de cocaína e 86,5 quilos de haxixe confiscados no local.
Leia também1 Guarda Municipal do Rio poderá usar armas de choque
2 Cabul: Ataque suicida deixa 11 crianças mortas em mesquita