Cidade no Rio de Janeiro vira a 1ª do país a liberar uso de máscara
Cidade da Baixada Fluminense agora não exigirá a utilização do item
Paulo Moura - 06/10/2021 10h59 | atualizado em 06/10/2021 11h24

A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, decretou, na tarde de terça-feira (5), a desobrigação do uso de máscara facial na cidade. Com a medida, o município se tornou o primeiro do país a derrubar a obrigatoriedade do item. De acordo com a administração local, a determinação leva em conta o número de vacinados.
– Máscara a população quase já não usa. Ninguém vai viver de máscara o resto da vida. Quem quiser usar pode usar, mas o uso obrigatório já deu – afirmou Washington Reis, prefeito de Caxias.
O gestor municipal disse ainda que a decisão foi tomada levando em conta o número de vacinados e os hospitais vazios. Na avaliação do prefeito, o momento é oportuno para tirar a obrigatoriedade do item de proteção.
De acordo com o decreto, “fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia do Covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do Município de Duque de Caxias”.
A liberação não se aplica caso a pessoa se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada com o coronavírus durante o período de transmissão.
De acordo com dados do Painel da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva em Caxias está em 37% e de enfermaria em 40%.
Leia também1 Irmã de Nego do Borel diz que ele está doente e pede empatia
2 PF pede ao STF a prorrogação de inquérito sobre Jair Bolsonaro
3 Bolsonaro veta PL que define 'praça' para cobrança do IPI
4 PF registra a maior apreensão de cocaína em toda a história do RJ
5 Zuckerberg nega acusação de que Facebook priorizou lucros