Leia também:
X Twitter descarta remover tuítes de Janaina Paschoal sobre vacina

Doria diz que demora para vacinar crianças é ‘revoltante’

Governador de SP teceu críticas ao Ministério da Saúde

Pleno.News - 05/01/2022 13h46 | atualizado em 05/01/2022 16h24

João Doria Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governo de São Paulo estima concluir, em até três semanas, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, a partir do recebimento das doses encaminhadas pelo governo federal. A previsão foi feita nesta quarta-feira (5) pelo governador João Doria (PSDB), que apresentou alguns pontos do plano de imunização da faixa etária.

O tucano detalhou que o estado teria condições de vacinar 250 mil crianças por dia, em público total de 4,3 milhões com idades entre 5 e 11 anos. Ele afirmou também que São Paulo possui estrutura de 5,2 mil postos de vacinação e ainda lembrou que as escolas estaduais também funcionarão como pontos de aplicação. Até o momento, 268 unidades se cadastraram para isso.

O governador voltou a criticar o governo federal por ainda não ter iniciado a vacinação deste público-alvo, mesmo com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

– Tendo a vacina aprovada há quase um mês pela Anvisa, é entristecedor e revoltante que a aplicação não tenha começado. Isso revela a indiferença do governo federal com a vida, com a saúde, o que revolta mais porque se trata de crianças – reclamou o tucano, que é pré-candidato à Presidência da República em 2022.

Doria também disse que a gestão estadual aguarda aval da Anvisa para aplicação da CoronaVac em crianças. Caso haja autorização do órgão, o Instituto Butantan teria 12 milhões de doses à disposição para uso.

Do total de crianças elegíveis para vacinação no estado, 850 mil possuem comorbidades e deficiências ou são indígenas e quilombolas. O governo paulista já adquiriu 4,5 milhões de seringas e agulhas de 1 ml para aplicar o imunizante e abriu processo de compra da mesma quantidade de material para a segunda dose.

*AE

Leia também1 Mulher descobre infecção por três vírus ao mesmo tempo
2 Nova variante encontrada na França está sendo monitorada 'de perto', diz OMS
3 Para Macron, não vacinados contra a Covid não são cidadãos
4 Veja os principais sintomas da gripe, da Ômicron e da Delta
5 Criador de vacina diz que não é viável vacinação a cada 6 meses

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.