Leia também:
X Internautas declaram apoio ao deputado Eduardo Bolsonaro

Doria anuncia fechamento de parques, Detran e Poupatempo

Medidas ocorrem devido à epidemia de coronavírus no Brasil

Pleno.News - 20/03/2020 15h05

Governador de São Paulo, João Doria Foto: Agência Brasil/José Cruz

O governador João Doria (PSDB) e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciaram nesta sexta-feira decreto de calamidade pública e fechamento de parques, Detran e Poupatempo.
A medida permite que os gastos possam ser elevados acima dos limites legais.

Doria afirmou que suspenderá as atividades de serviços públicos não essenciais entre 23 de março e 30 de abril. Os dois principais são o Poupatempo e Detran.

– O atendimento à população vai prosseguir, serão feitos a partir de serviços online, email e telefone. As pessoas não devem ficar preocupadas. O atendimento não será interrompido, deixará apenas de ser presencial – disse.

A reportagem questionou a assessoria de Doria sobre como será feito esse atendimento, mas ainda não obteve resposta.

A partir deste sábado, serão fechados 102 parques estaduais. Zoológico, safári e equipamentos esportivos, como o complexo do Ibirapuera, também serão fechados.

A prefeitura de São Paulo já havia decretado o fechamento de parques, além da maioria dos estabelecimentos que não fornecem produtos essenciais à população.

Covas disse que a partir desta sexta já houve ações de fiscalização sobre comércios, incluindo apoio policial. Doria afirmou que, se preciso, a polícia será usada para este tipo de fiscalização.

CRÍTICAS
Doria afirmou que os governadores do país estão fazendo o que o presidente Jair Bolsonaro não está fazendo no combate ao coronavírus.

– Nós estamos fazendo aquilo que ele não faz: liderar o processo, a luta contra o coronavírus, estabelecer informações claras, não minimizar processos, compreender a importância de respaldo da informação científica, da área da medicina – disse Doria.

Bolsonaro criticou os governadores por tomar atitudes que não seriam da competência deles.

– Tem certos governadores que estão tomando medidas extremas que não competem a eles, como fechar aeroportos, rodovias, shoppings e feiras – disse.

Doria disse que os governadores se reunirão no dia 23 para discutir medidas conjuntas. Segundo o tucano, Bolsonaro “quando faz, faz errado”.

Doria tem tentado se postar de maneira contrária a Bolsonaro, elogiando a imprensa e pesquisas científicas.

Antes disso, durante abertura de coletiva para anunciar medidas contra o coronavírus, Doria também fez menção à confusão incluindo Eduardo Bolsonaro e a Embaixada da China. O deputado criticou o país e tem recebido respostas duras da representação diplomática daquele país.

Doria manifestou solidariedade à China.

– Não é justo que quem quer que seja, brasileiro ou não, possa fazer qualquer tipo de acusação à China – disse.

*Folhapress

Leia também1 Pandemia pode adiar eleições municipais deste ano
2 Toffoli diz que fará teste de coronavírus nos próximos dias
3 No Brasil, número de mortes por coronavírus sobe para 8

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.