Leia também:
X Guedes: Avaliação da liderança de Bolsonaro vem nas urnas

Doria antecipa vacinação em SP, mas não divulga novas datas

Governador disse ter comprado 4 milhões de doses da CoronaVac diretamente da Sinovac

Pleno.News - 07/07/2021 14h46 | atualizado em 07/07/2021 15h33

Governador de São Paulo, João Doria Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (7) que antecipará o calendário de vacinação contra a Covid-19 no estado. Entretanto, o novo calendário ainda não foi divulgado.

Segundo o governador João Doria (PSDB), essa antecipação será possível por causa da compra de 4 milhões de doses adicionais da CoronaVac, diretamente da farmacêutica chinesa Sinovac.

O governo de SP também anunciou a flexibilização das regras para o funcionamento do comércio, diante da redução das taxas de hospitalizações no estado.

Além disso, a entrega das doses da vacina CoronaVac prometidas ao Ministério da Saúde também será antecipada em 30 dias. A CoronaVac é produzida no Instituto Butantan. O total de 100 milhões de doses deveriam ser entregues ao Ministério da Saúde no fim de setembro. Mas, de acordo com o governo paulista, será possível a entrega até o dia 31 de agosto.

De acordo com Doria, das 4 milhões de doses da CoronaVac adquiridas, 2,7 milhões chegam nesta quarta a São Paulo, e, até o dia 26 de julho, o estado deverá receber o restante.

– Já obtivemos a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A compra foi feita pelo governo de São Paulo e paga pelo governo de São Paulo. Isso não entra no Plano Nacional de Imunização, mas no Plano Estadual de Imunização – afirmou Doria.

Hoje, o calendário prevê vacinar com a primeira dose todas as pessoas acima de 18 anos até o dia 15 de setembro. Mas, segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a vacinação dos adultos pode ocorrer “bem antes” de 15 de setembro.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que ainda há a possibilidade de antecipação da segunda dose para as vacinas que estão sendo aplicadas com intervalo de três meses no Brasil. O tema será discutido pelo governo paulista na quinta-feira (8).

– Também precisamos ter mais doses de outras vacinas para que esse intervalo possa ser estabelecido. Se não tiver esse alento pela chancela do Ministério (da Saúde), por mais que essa decisão aconteça, operacionalmente terá entraves – completou Gorinchteyn.

Em coletiva nesta tarde, Doria também anunciou a ampliação em duas horas do horário de funcionamento do comércio a partir de sexta-feira (9). E a capacidade máxima de lotação dos estabelecimentos será estendida para 60%. Os estabelecimentos comerciais poderão funcionar até as 23 horas (até agora, era até as 21 horas). O pedido de alimentos em restaurantes, no entanto, deve se encerrar às 22 horas. A flexibilização nas regras para o comércio vale até o dia 31 de julho.

*Com informações da AE

Leia também1 "Não entro em disputa para perder", diz Doria sobre prévias
2 Guedes: Avaliação da liderança de Bolsonaro vem nas urnas
3 Mulher é presa ao tentar apagar tocha olímpica com arma d'água
4 Câmara rejeita urgência em projeto do passaporte sanitário
5 Whindersson faz as primeiras publicações após morte do filho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.