Dois pacientes morrem após falta de luz em hospital no RJ
Unidade é referência no tratamento do coronavírus
Rafael Ramos - 09/05/2020 13h41

A falta de energia no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, an Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou na morte de dois pacientes: Bernardo dos Reis Santos, de 24 anos, e Sheyla Therezinha Ferreira Gomes, de 59. Funcionários da unidade, que é referência no tratamento do coronavírus na região, relataram ao O Globo que a queda de luz durou cerca de cinco minutos.
Sem energia, os respiradores pararam de funcionar e foi preciso recorrer ao reanimador manual. Entretanto, é necessário usar um filtro para evitar a contaminação do profissional, mas há falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na unidade.
A causa das duas mortes será investigada por uma sindicância aberta pelo Sindicato dos Médicos. Em nota, a Light informou que a energia foi interrompida por causa de um tiro atingiu a linha de abastecimento da unidade. A Prefeitura do Rio de Janeiro lamentou a morte dos pacientes, mas alegou que não há relação com a falta de luz já que os equipamentos funcionam com baterias próprias.
Leia também1 Osmar Terra acusa mídia de manipular números da Covid
2 Covid-19: OMS teme que vírus fique na África por anos
3 Médico que virou símbolo de superação da Covid tem alta