Leia também:
X Pais vão parar na delegacia após deixarem filha de castigo

Distrito Federal confirma 1º caso de raiva humana em 44 anos

Letalidade da doença é de quase 100%

Pleno.News - 05/07/2022 18h15 | atualizado em 06/07/2022 11h50

Vacinação Antirrábica será antecipada no Distrito Federal Foto: Reprodução/TV TEM

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou nesta terça-feira (5) um caso de raiva humana. Trata-se de um adolescente entre 15 e 18 anos, que foi arranhado por um gato. Após o anúncio, o governo do Distrito Federal decidiu antecipar a Campanha de Vacinação Antirrábica, oferecendo doses para cães e gatos a partir desta quarta (6).

De acordo com a pasta, a única notificação na capital tinha sido em 1978. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

– É uma doença quase sempre fatal [praticamente 100% dos casos evoluem para óbito], para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição – informa a Secretaria de Saúde.

Em entrevista coletiva, o diretor de Vigilância Epidemiológica da SES/DF, Fabiano dos Anjos, enfatizou a a letalidade da doença.

– No mundo há cerca de 59 mil mortes por ano por raiva. No Brasil, em 2020, dois casos foram registrados. Em 2021, houve um caso de raiva humana, uma criança agredida por uma raposa. Em 2022, até junho, haviam quatro casos de raiva. Há registro apenas de duas pessoas que sobreviveram. E elas vivem com sequelas – disse Fabiano.

Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é de extrema importância para saúde pública, devido a seu alto grau de letalidade, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Queiroga defende referendo popular sobre leis de aborto
2 OMS: Quadro provável é Covid assumir condição endêmica
3 Ministro Anderson Torres testa positivo para Covid-19
4 Brasil tem 76 casos de varíola dos macacos confirmados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.