Diretor é afastado por barrar aluno trans em banheiro
Caso aconteceu em Sorocaba
Pleno.News - 09/04/2022 22h01 | atualizado em 11/04/2022 12h43
Em Sorocaba, São Paulo, o diretor da Escola Estadual Antônio Padilha foi afastado temporariamente após barrar a entrada de um aluno trans no banheiro feminino. O caso aconteceu no início desta semana. As informações são da revista Oeste.
Duas alunas denunciarem a presença do estudante no banheiro. Após a proibição, um grupo de alunos acusou o diretor de “transfobia”.
A decisão de afastar o diretor partiu da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-SP), que abriu uma investigação contra o docente.
Por meio de nota, a Seduc-SP disse que o desfecho do caso acontecerá após uma decisão do Conselho Escolar. O órgão ressaltou que “repudia todo e qualquer tipo de discriminação, racismo ou LGBTQIAP+fobia dentro ou fora da escola”.
Nas redes sociais, parlamentares se manifestaram contra o afastamento do docente. O vereador de Sorocaba Dylan Dantas (PSC) defendeu que o diretor não pode ser penalizado.
O deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) também se pronunciou.
– Meu gabinete está tomando todas as providências para auxiliar o professor e impedir que os direitos das alunas sejam pisoteados em nome da militância – apontou.
Em parceria com Garcia, Dantas irá interpelar a Seduc-SP sobre o afastamento do diretor.
Leia também1 26 alunos passam mal ao mesmo tempo em escola de Recife
2 Professor xinga aluno de "vagabundo" e "lixo" e é demitido
3 Pais protestam contra professor que hostilizou aluno em escola
4 Deputados acionam a Justiça contra professor da Avenues
5 Aluno hostilizado por professor se pronuncia: "Doutrinação"