Leia também:
X Médico das celebridades, dr. Rey se oferece para ministro da Saúde

Dia do Gari: Homenagem neste 15 de maio

Funcionários que cuidam da limpeza e desinfecção da cidade não param o trabalho e falam de como enfrentam as ameaças do Covid 19

Virgínia Martin - 16/05/2020 08h00 | atualizado em 16/05/2020 08h01

Trabalho de garis possui mais de 20 funções
A pandemia prossegue e com ela o isolamento social. Isso é fato. Mas muitos serviços essenciais continuam na ativa e um deles é o realizado pelos garis de todo o Brasil. Enquanto o mundo normal parou, equipes de garis estão nas ruas. Atuam de dia e de noite e, muitas vezes, não chamam atenção da população com relação à importância de seu trabalho. Se há algo que precisa também estar em atividade neste tempo é a coleta do lixo e a limpeza das ruas. E lá estão eles trabalhando. Neste sábado (15), é comemorado o Dia do Gari. E a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) planeja vários eventos para celebrar a data, porém, de forma virtual. E Pleno.News aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem a estes trabalhadores e ouvir deles o que têm passado durante esta pandemia. Elisangela Oliveira trabalha há 10 anos na Comlurb e hoje está atuando na limpeza hospitalar do Hospital Municipal Salgado Filho: Os desafios encontrados são grandes. Com a pandemia, estamos perdendo colegas, amigos e conhecidos. Vejo algumas pessoas também precisando se afastar devido a suspeita da doença e também há o distanciamento. Precisei me afastar dos meus pais. Não tenho contato com eles desde que começou isso tudo. Passei O Dia das Mães, olhando minha mãe de longe. Deixei meu filho com meu pai porque ele tem bronquite asmática e teve pneumonia e eu não posso arriscar a vida de mais pessoas. Tenho meu marido e minha filha em casa. E entendo que precisamos desse distanciamento porque é para um bem maior, vejo que é de grande importância nesse momento. Quando no hospital, o paciente tem alta e sai agradecendo, fazendo questão de elogiar o seu trabalho, isso é muito reconfortante, chega até a emocionar. Lembrar aqueles rostinhos saindo de lá bem e que eu contribuí para isso, para que vidas sejam salvas, é maravilhoso. É saber que você está ali para um bem maior, pessoas que estão precisando de você, de sua limpeza e desinfecção, para que saiam com saúde, para que saiam bem. Eu amo meu trabalho. É muito bom saber que estou contribuindo para o bem estar das pessoas, ajudando na recuperação de muita gente. A Comlurb é hoje a maior empresa de limpeza urbana da América Latina. Existe desde 1975 e conta com quase 20 mil empregados, sendo 14 mil garis. E valoriza os funcionários que trabalham incessantemente na cidade. E nestes tempos tão adversos, merecem ser homenageados. Paulo Mangueira, presidente da empresa reconhece que os garis trabalham arduamente dia e noite, ajudando a cidade e a população a atravessar esse momento tão difícil. – Deixo um forte abraço aos nossos garis e profissionais da Comlurb pelo dia de hoje. E agradeço a todos pelo empenho de sempre e a dedicação e comprometimento, ainda mais neste período em que a cidade do Rio precisa tanto dos nossos serviços. Feliz Dia do Gari!
Saber que pessoas precisam de você, de sua limpeza e desinfecção, para que saiam com saúde

Jackson da Conceição Rodrigues trabalha há 24 anos na Comlurb e atua na limpeza das ruas de Santa Teresa

Os desafios na pandemia são diversos, tanto para ir quanto para se manter no trabalho. Durante esse período tão delicado, tendo que pegar um ônibus e me locomover sabendo que deixei família em casa, mesmo fazendo todos os procedimentos recomendados, dá um pouco de medo. O problema maior vem de pessoas que não estão preocupadas com o coronavírus e acabam sendo imprudentes, colocando a mim, a elas, a todos em risco. Com tudo isso, minha melhor vitória é levantar cedo para fazer o meu trabalho, me prevenindo e tentando ajudar as pessoas a ter suas vidas de volta ao normal, com segurança. A cada dia, voltar para casa com alegria, sabendo que cumpri minhas obrigações da melhor maneira é muito bom . E saber que vou poder, em breve, abraçar a minha família.
“Mesmo fazendo todos os procedimentos recomendados, dá um pouco de medo”, diz Jackson
Rodrigo da Silva Abreu trabalha há 11 anos na Comlurb e atua na coleta domiciliar do bairro de em São Cristóvão Como todo trabalhador brasileiro, saio de casa com medo, mas com a responsabilidade de manter o sustento da minha família. Mesmo sendo formado em educação física, optei por me manter também como gari. Estou na linha de frente pelo fato de trabalhar com possíveis materiais infectantes. Por isso, procuro fazer a higienização de maneira correta com a finalidade de proteger a mim, aos meus colegas de trabalho e meus familiares. O maior problema, na minha percepção, tem sido a falta de empatia das pessoas mediante a pandemia. Boa parte da população tem ignorado as restrições, promovendo festas e outros tipos de aglomerações, fazendo com que os casos de infectados pelo Covid-19 subissem de maneira desenfreada. “Mantive a mente sã e o corpo de pé. Rezei para o meu santo, não perdi minha fé”. É o que diz o gari e rapper Rodrigo, também conhecido no meio artístico como Nego Zú que, através de umas das suas músicas, nos indica o caminho a seguir nesses dias tão difíceis.
O gari e rapper Rodrigo diz que procura manter a mente sã e o corpo de pé
Origem da palavra gari Segundo a Comlurb, o nome gari remonta à época do Império. Em 1885, o empresário francês Pedro Aleixo Gary foi contratado para o serviço de limpeza das praias e remoção do lixo da cidade para Ilha de Sapucaia, no Caju, no Rio de Janeiro. Gary cumpriu essa função até o ano de 1891, quando seu contrato com o governo foi encerrado. Anos depois, foi criada a superintendência de limpeza pública e particular da cidade. A atuação do empresário, no entanto, foi tão forte, que os empregados encarregados pela limpeza, os varredores de rua, passaram a ser chamados de garis.

As diferentes funções dos garis

Coleta domiciliar, Coleta seletiva, Capina e roçada, Varrição, Coleta de entulho, bens inservíveis e galhadas, Limpeza das praias, Limpeza dos túneis e viadutos, Limpeza de encostas (garis alpinistas), Limpeza de feiras-livres, Limpeza e manutenção de mobiliário, Agente de preparo de alimentos, Poda e destoca de árvore, Limpeza do espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas, Coleta náutica (coleta domiciliar e remoção de resíduos das Ilhas da Barra), Limpeza nas escolas municipais, Limpeza de hospitais municipais, Coleta hospitalar, Combate a vetores, Limpeza de vala, Limpeza de ralos, Limpeza de parques e praças, Desodorização – Limpeza seguida de lavagem com desodorizante, Remoção de pichações.

Leia também1 Psicóloga alerta sobre casos de suicídio na pandemia
2 Grandes empresas doam para combater pandemia. Veja lista
3 Pandemia e emoções: quando a ajuda vem da Psicanálise

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.