DF: Governador decreta estado de emergência na saúde
Alguns hospitais apresentam danos estruturais a olho nu
Rafael Ramos - 07/01/2019 14h37

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou decreto, nesta segunda-feira (7), declarando estado de emergência na saúde pública da capital federal. Ibaneis explicou em entrevista que irá trabalhar junto à Secretaria de Obras para reformar salas de cirurgias e quase mil leitos fechados por falta de condições de uso. Ele também pretende revitalizar centros de saúde e hospitais.
Dados recentes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal mostram unidades de saúde com problemas estruturais aparentes. Em alguns hospitais, os medicamentos são guardados de forma inadequada, além de aparelhos de ar-condicionado sem funcionamento e rampas de acesso com revestimento caindo.
A expectativa é que o decreto não se estenda por mais de seis meses. Na prática, a medida autoriza a contratação de horas extras para profissionais da área, a convocação de concursados e a contratação de servidores que já haviam se aposentado e que desejam retornar ao trabalho. Os investimentos iniciais na área giram em torno de R$ 10 milhões.
Leia também1 Caixa, BNDES e BB: Bolsonaro empossa presidentes
2 Conheça os 10 congressistas mais influentes na internet
3 Izabella Camargo é convidada para ministério após Burnout