Leia também:
X Em tempo real, site mostra locais onde é possível se vacinar

Destroços de avião da 2ª Guerra são encontrados no Maranhão

Aeronave era usada pelos Estados Unidos e poderia pesar entre 7 e 15 toneladas

Pleno.News - 05/07/2021 17h42 | atualizado em 05/07/2021 18h05

Destroços de avião americano da 2ª Guerra são achados no litoral do Maranhão
Devido ao risco de bombas, apenas o trem de pouso do avião foi desenterrado até o momento Foto: Almir Praseres/Governo do Maranhão

Um achado histórico no Maranhão pode apresentar novas evidências de uso do Brasil como rota dos americanos na Segunda Guerra Mundial. No Canal da Tábua, em Humberto de Campos (MA), 153 km distante de São Luís, destroços de um avião North American B-25 Mitchell foram encontrados por moradores.

A aeronave, conhecida como Bombardeiro, saiu da Flórida, passou dois dias em Belém e, no dia 13 de maio de 1943, caiu em território maranhense. O próximo destino seria Natal, antes de atuar no norte da África e no Mar Mediterrâneo, durante a Segunda Guerra Mundial.

Antes de cair, a tripulação enviou um pedido de socorro à Base Aérea do Tirirical, atual Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. No avião, estavam seis americanos: piloto, copiloto, engenheiro de comunicação, engenheiro químico, operador químico e um auxiliar operacional.

Toda a tripulação do avião morreu na queda. Os corpos foram enterrados em dois cemitérios da região. Porém, após três meses, em agosto de 1943, militares americanos estiveram na região para levar os restos mortais de volta aos EUA.

North American B-25 Mitchell
O avião North American B-25 Mitchell é um bombardeiro usado durante a 2ª Guerra Mundial pelos Estados Unidos Foto: Clemens Vasters / Flickr

– De acordo com relatos de moradores, eles chegaram a ameaçar bombardear a região, caso os pertences pessoais da tripulação não fossem devolvidos – contou Wellington Matos, técnico da Secretaria de Trabalho do Maranhão e responsável pelo achado.

Ele disse que a descoberta foi possível por meio do Programa de Desenvolvimento de Renda Municipal. Houve relatos, por parte de 22 moradores da região, idosos com idade média de 85 anos, sobre a queda do avião.

Até o momento, só foi retirada parte do trem de pouso do avião, uma vez que toda aeronave está ainda enterrada. Só um trabalho com a presença de um perito especialista em bombas pode garantir a segurança da extração do bombardeiro.

– O avião poderia pesar entre 7 e 15 toneladas, dependendo da quantidade bombas que estivessem armazenadas – relatou Wellington Matos.

A retirada de parte do trem de pouso ocorreu no momento de baixa da maré, que acontece ao final do período de Lua cheia.

Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Humberto de Campos já foram notificados sobre o achado.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão deve visitar a região na próxima quinta-feira (8).

O secretário de Trabalho e Renda, Joweberth Alves, informou que irá apresentar uma “proposta de construção de um Museu para o município”, para deixar registrado o fato histórico.

*AE

Leia também1 Em tempo real, site mostra locais onde é possível se vacinar
2 Em SP, atriz faz festa para 50 pessoas e web aponta hipocrisia
3 Carro que levava deputado do PSL é alvejado no Rio de Janeiro
4 EUA terão "terceiro gênero" no passaporte para não binários
5 Serpente ataca órgãos genitais de homem sentado em vaso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.