Leia também:
X Membro do Conselhão de Lula ataca evangélicos; FPE repudia

Deputados batem boca na Alesp em debate sobre crianças trans

CPI instaurada visa investigar a mudança de gênero em crianças e adolescentes pelo Hospital das Clínicas

Leiliane Lopes - 14/06/2023 19h28 | atualizado em 15/06/2023 17h37

CPI da Transição de Gênero Fotos: Carol Jacob/ Divulgação Alesp

Nesta quarta-feira (14), aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a primeira sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre transição de gênero em crianças e adolescentes. Durante o debate, os parlamentares trocaram acusações diversas por conta de seus posicionamentos a respeito do assunto.

A CPI foi instaurada para investigar a realização de cirurgias e tratamentos hormonais em crianças e adolescentes transgêneros pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), instituição do governo paulista.

O deputado Guto Zacarias (União Brasil), por exemplo, começou o debate dizendo que ele não acredita na existência de crianças trans. Para ele, isso é influência dos pais.

– Criança trans é igual a gato vegano: todo mundo sabe que quem está fazendo essa escolha é o pai, uma mãe, um irresponsável que está impondo uma questão ideológica – disse.

A fala de Zacarias não foi bem recebida pelo deputado Guilherme Cortez (PSOL) que acusou seu colega de “tentar lacrar” usando chavões. A frase que compara criança trans com gato vegano é um meme viralizado nas redes sociais.

A CPI foi proposta pelo deputado Gil Diniz (PL), que foi eleito como presidente dos trabalhos. A deputada Beth Sahão (PT) é a vice-presidente e o deputado Tenente Coimbra (PL) foi eleito como relator.

Os deputados estaduais trabalharão para investigar os 280 procedimentos de transição de gênero em menores de idade feitos pelo Hospital que é referência em saúde em todo o país.

Leia também1 Membro do Conselhão de Lula ataca evangélicos; FPE repudia
2 Moraes manda redes sociais bloquearem canais de Monark
3 "Vou ver se Valdemar me paga", ironiza Bolsonaro sobre bloqueio
4 Marcos Pereira diz que "chance de Tarcísio ir para o PL é zero”
5 Contra possível aprovação do aborto pelo STF, grupos marcam Marcha pela Vida

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.