Leia também:
X CPI das Bets convida Felca, que expôs contratos milionários

Deputado quer vetar área VIP em shows pagos com verba pública

Proposta surgiu após apresentação da cantora Lady Gaga no Rio

Pleno.News - 21/05/2025 14h48 | atualizado em 21/05/2025 15h53

Show de Lady Gaga em Copacabana Foto: EFE/ Antonio Lacerda

Um projeto de lei protocolado, na semana passada, pelo deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil-RJ) quer proibir as áreas VIP em eventos custeados por dinheiro público. A medida já começou a ser analisada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A proposta do deputado não se limita aos espetáculos musicais. Qualquer atividade cultural feita em espaço público, como praças, avenidas e praias também seriam proibidas de promover divisão de público.

A matéria surge após uma polêmica envolvendo a área VIP do show da cantora Lady Gaga, realizado na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. O evento recebeu um investimento milionário do Estado e teve um total de 7.200 privilegiados pelo local reservado.

Parte do financiamento foi feito por empresas privadas com convidados participando da área VIP. O custo do show, estimado em R$ 92 milhões, teve R$ 30 milhões de patrocínio da prefeitura e do governo estadual.

O deputado justifica que o projeto tem o objetivo de garantir o uso igualitário dos espaços públicos e evitar gastos que não reflitam o interesse coletivo. O projeto defende que instalação de qualquer camarote ou acesso restrito ao público geral, com exceção de áreas de serviço necessárias para realização do evento, serão consideradas ato de improbidade administrativa.

A proposta ainda terá que passar pela Constituição e Justiça, Cultura e Orçamento. Se for aprovada, passará a vigorar em toda a região fluminense. As informações são da Veja Rio.

Leia também1 Comissão do Senado aprova fim da reeleição para políticos
2 Lula a artistas: "País do futebol se tornou o país do cinema”
3 Padre Patrick alfineta Virginia: “Pegam os jatos deles e vão viajar”
4 Projeto que proíbe crianças em parada LGBT avança em SC
5 Senado aprova Dia da Amizade Brasil-Israel; entenda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.