Leia também:
X Amigas morrem após caírem em cachoeira de 30 metros

Defesa de Witzel faz novo pedido ao STF para voltar ao cargo

Advogados do governador afastado dor Rio de Janeiro questionaram decisão do STJ

Pleno.News - 14/09/2020 14h59 | atualizado em 14/09/2020 15h00

Wilson Witzel, governador afastado do Rio de Janeiro Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (14), a defesa do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, entrou com um novo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para retornar ao cargo. Os advogados questionam a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou o afastamento.

O governador do Rio de Janeiro foi afastado do cargo no final de agosto por decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No dia 2 de setembro, a Corte Especial do STJ confirmou, por 14 votos 1, o afastamento de Witzel por 180 dias. Após o afastamento, Witzel recorreu ao STF para voltar o cargo, mas teve o pedido rejeitado.

Nesta nova solicitação ao Supremo, a defesa do governador questionou o rito do STJ que determinou o afastamento e ressaltou que “banalizou-se a medida extrema de afastamento de mandato conquistado nas urnas, o que se faz agravar, não apenas pela fundamentação genérica, mas também pelo inacreditável e injustificável desrespeito ao contraditório legal prévio”.

Os advogados do governador afastado apontaram ainda que “Nenhum elemento concreto, específico e individual, no entanto, foi indicado pela gravíssima decisão de afastamento do Governador paciente, não sendo demais insistir que, desde a decretação da primeira busca e apreensão, há 03 (três) meses, nenhum comportamento inadequado pode ser a ele atribuído, que não apenas exonerou todos os secretários mencionados na decisão questionada, como vem se comportando com inquestionável respeito, lealdade e boa-fé no contexto das investigações”.

Leia também1 Toffoli nega recurso de Witzel para reassumir Governo do RJ
2 Advogados de Lula e Witzel são alvos da Lava Jato
3 'Witzel tem muito o que explicar à sociedade', diz deputado Alexandre Freitas
4 Ministro do STJ decreta prisão preventiva de Pastor Everaldo
5 STF não vê "clima" e acha difícil salvar Wilson Witzel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.