Leia também:
X Cremerj suspende registro de anestesista preso por estupro

Defesa de homem que matou petista nega motivação política

"Ele se sentiu ameaçado por ter sido jogado muita terra contra ele", alega advogada

Gabriel Mansur - 13/07/2022 15h40 | atualizado em 13/07/2022 16h00

Jorge Guaranho Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A defesa do policial civil federal Jorge Garanho, suspeito de matar o tesoureiro do PT Marcelo Arruda no último sábado (9), em Foz do Iguaçu, no Paraná, concedeu uma entrevista à RPC, afiliada da Rede Globo, nesta quarta-feira (13), em primeiro pronunciamento após o crime. Para os advogados Cleverson Orteha e Poliana Lemes Cardoso, o assassinato não foi motivado por intolerância política. A afirmação contraria as investigações iniciais, haja vista que o atirador é apoiador do presidente Jair Bolsonaro e, segundo testemunhas presentes no local, teria gritado “aqui é Bolsonaro” antes de efetuar os disparos.

– Nós temos certeza, não existe uma intolerância política. Apesar do Guaranho ter um posicionamento de direita, ele não era uma pessoa extremamente voltada à política, então a motivação politica está totalmente descartada. (…) Ele fazia ronda e aconteceu essa fatalidade, que é uma tragédia. Mas a questão política pode ser completamente descartada – informou a advogada Poliana.

O que levou Jorge a atirar, nas palavras da advogada, foi o fato de ele ter se sentido ameaçado após o veículo em que estava com a esposa e filho ter sido atingido por um objeto, jogado pelo petista.

– Ele se sentiu ameaçado por ter sido jogado muita pedra, perdão, muita terra, contra ele, estando com a esposa e filhos dentro do carro – acrescentou.

Cleverson Ortega corrobora a versão da colega. O advogado afirma, no entanto, que ainda é “prematuro” formular uma linha de defesa visto que, segundo ele, “as imagens são bastante claras”. Ele afirmou ainda que Guaranho foi descrito por familiares como uma pessoa “tranquila”.

– Totalmente prematuro manter uma linha de defesa, as imagens são bastante claras, mas somente o Guaranho que poderá esclarecer o que ocorreu de fato. (…) A família está bastante abalada, a esposa, mas a princípio me informaram que seria uma pessoa tranquila, que não tem histórico de agressão, uma pessoa totalmente equilibrada – concluiu o advogado.

A nova defesa do atirador assumiu o caso na terça-feira (12). Anteriormente, a responsável era a advogada Andreza Dolatto Inaccio, que havia sido nomeada durante plantão do final de semana. Na segunda (11), ela deixou o processo e solicitou à 3ª Vara Criminal para que uma nova defesa fosse indicada.

O caso foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, é possível ver Arruda sendo baleado durante o próprio aniversário de 50 anos, em festa temática ao PT e à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva. O policial penal federal Jorge Guaranho está internado na UTI. A SESP-PR e a Polícia Civil informaram que ele está sedado, intubado e estável. Porém, não há previsão de alta.

Leia também1 Bolsonaro liga para família de petista morto em Foz
2 PGR: Investigações sobre petista morto cabem à Justiça estadual
3 Vídeo traz nova perspectiva do caso de petista morto em Foz
4 Mourão comenta crime em Foz: "Acontece todo fim de semana"
5 PT reclama, e delegada é tirada do caso de petista morto em Foz

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.