Leia também:
X Ministério de Damares diz que prestou atendimento a Oswaldo

Defesa de Crivella aciona o STJ para tentar reverter prisão

Advogados do prefeito do Rio entraram com um pedido de habeas corpus na Corte

Pleno.News - 22/12/2020 17h21 | atualizado em 23/12/2020 16h10

Prefeito do Rio, Marcelo Crivella Foto: Reprodução

A defesa do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decidiu recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a prisão. Os advogados apresentaram um pedido de habeas corpus à Corte pedindo a soltura do prefeito nesta terça-feira (22).

“Em primeiro lugar, registre-se que o Paciente não mais exercerá o cargo de prefeito da cidade do Rio de Janeiro a partir do dia 01/01/2021. Portanto, é absolutamente ilegal e irracional manter o paciente preso ou lhe impor medida cautelar […] Não há necessidade de manter o ora paciente preso. Muito melhor do que prender — leia-se: restringir, da maneira mais grave possível, um direito fundamental — é tutelar as liberdades públicas de modo a resguardar, a um só tempo, a integridade da persecução penal e as garantias individuais dos cidadãos”, escreveu a defesa.

Crivella foi preso em sua casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. De lá, ele foi levado pela Delegacia Fazendária, na Cidade da Polícia, por volta das 6h30 desta terça. A ação que resultou na detenção do chefe do Executivo é um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto QG da Propina na Prefeitura do Rio.

Segundo as investigações que basearam a prisão, empresas que tinham interesse em fechar contratos ou tinham dinheiro a receber do município entregariam cheques a Rafael Alves, irmão de Marcelo Alves — então presidente da Riotur. Em troca, Rafael facilitaria a assinatura dos contratos e o pagamento das dívidas.

Leia também1 Mourão minimiza prisão de Crivella: 'Nada a ver com a gente'
2 Maia critica prisão de Crivella e chama medida de "abusiva"
3 MP diz que esquema liderado por Crivella lucrou R$ 53 milhões
4 Vereador Jorge Felippe assume comando da Prefeitura do Rio
5 Crivella fala em 'perseguição política' e diz que espera 'justiça'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.