Leia também:
X PT quer homenagear criadores das urnas em sessão na Câmara

Datafolha: Maioria da população de SP aprova governo de Tarcísio

Pesquisa foi feita pelo Datafolha na última semana

Pleno.News - 10/04/2023 11h28 | atualizado em 10/04/2023 12h02

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas Foto: Governo de São Paulo

Uma pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (9), mostra que para 44% da população o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) é considerado ótimo ou bom.

A nova gestão paulista completa, nesta segunda-feira (10), 100 dias de governo. Outros 11% dos entrevistados acham a gestão ruim ou péssima. Segundo o levantamento, 39% responderam que a administração é regular.

As expectativas, no entanto, não foram atendidas para 45% dos paulistas, que acreditam que o novo gestor fez menos pelo estado do que o esperado. Cerca de 37% dos entrevistados acredita que Tarcísio fez exatamente o que era esperado e 12% avaliam que ele fez mais.

Tarcísio foi eleito para comandar o estado de São Paulo com mais de 12 milhões de votos e conquistou a vaga na esteira de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. A massa de apoiadores do ex-ministro de infraestrutura se concentra, principalmente, no interior, onde saiu vitorioso das urnas nas eleições passadas.

De acordo com a pesquisa, a aprovação na região chega a 47%, enquanto na área metropolitana, protagonizada pelo seu adversário, Fernando Haddad, fica em 41%.

O Datafolha ouviu 1.806 pessoas de 16 anos ou mais, em 65 municípios paulistas. Foram entrevistas presenciais, na semana passada, de segunda (3), a quarta-feira (5). A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

AGENDA DE PRIVATIZAÇÕES
Como mostrou o Estadão, desde que tomou posse, Tarcísio busca uma marca própria de privatizador. Para tirar as desestatizações do papel, o governador lançou uma carteira de projetos de venda de ativos e ainda deu início ao processo de privatização da Sabesp. No último mês, o governador viajou para a Europa com o objetivo de angariar financiamento e sustentação para os projetos no estado.

A venda da Sabesp seria uma marca para a imagem de Tarcísio, cotado para ser o próximo candidato à presidência nas eleições de 2026. A movimentação, inclusive, poderia significar um aumento de R$ 40 bilhões no caixa do governo e a pauta é trabalhada com afinco pelo governador, que já prometeu benefícios às prefeituras com a venda da empresa.

*AE

Leia também1 Cem dias do governo mostram Lula preso em sua própria bolha
2 Valdemar Costa Neto sente mal-estar e é internado em Brasília
3 Lula visita áreas alagadas no MA e agradece pelas chuvas
4 Eduardo Bolsonaro e Heloísa anunciam segunda gravidez
5 José Dirceu defende 12 anos de governos aliados e Lula em 2026

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.