Leia também:
X Chuva forte deve atingir o RJ na tarde desta sexta-feira

Damares Alves se pronuncia sobre o caso Paulo Pavesi

Há quase 20 anos, Paulo luta para punir médicos que removeram os órgãos de seu filho de forma ilegal

Rafael Ramos - 15/02/2019 14h37 | atualizado em 15/02/2019 14h46

Filho de Paulo Pavesi teve órgãos retirados para transplante ilegal há quase 20 anos Foto: Reprodução

Brasileiro residente em Londres, Paulo Pavesi luta desde 2000 para punir um crime cometido contra seu filho, Paulo Veronesi Pavesi. Na época, aos 10 anos, Paulinho foi encaminhado para o Hospital Pedro Sanches, em Poços de Caldas (MG), após sofrer uma queda no prédio onde morava. O menino teve um traumatismo craniano e ferimentos na face.

Na sala de cirurgia, Paulinho foi atendido por sete médicos. Entretanto, o menino teve seus órgãos retirados ainda vivo para transplantes ilegais. O caso passou a ser investigado pela Máfia dos Órgãos e ganhou repercussão internacional. Em 2014, três dos sete médicos foram condenados, mas, dois anos depois, as condenações foram anuladas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Passados quase 20 anos do caso, Paulo Pavesi segue lutando para ver os responsáveis pela morte do filho punidos pela Justiça. Nesta quinta-feira (14), ele fez uma transmissão ao vivo no canal do YouTube Conexão Pavesi. Durante a live, ele agradeceu à ministra Damares Alves por ter sido uma das poucas pessoas a lhe estender a mão em 2004 e anunciou uma greve de fome até que o caso seja resolvido.

Vários internautas e famosos se mobilizaram quanto ao caso e subiram a tag #SomosTodosPavesi no Twitter. Diante dos fatos, a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos usou o microblog para informar que se reuniu com a Consultoria Jurídica para verificar as providências a serem adotadas. Em 12 de fevereiro, a consultoria recomendou providências para comunicação do fato aos ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública.

– A Assessoria Especial enviou o processo para a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos para que adote providências no sentido de oficiar, além dos ministérios citados, os órgãos ouvidos na apuração do caso na fase policial. Portanto, só queria que soubessem que estamos acompanhando o caso. Me comunico sempre com Paulo Pavesi e estamos tratando da questão. Qualquer solução será dada dentro do que prevê a legislação – disse Damares.

Leia também1 Damares critica Época e conta história de índia de sua ONG
2 STF: Questão da homofobia continua na próxima semana
3 Mãe de jovem viu segurança matando o filho com golpe

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.