Leia também:
X Menino de três anos fratura o fêmur após ser baleado no Rio

CV fez prece e homenageou os 27 mortos em ação no Jacarezinho

Em luto, detentos de Bangu 3 renunciaram ao banho de sol no dia da operação

Thamirys Andrade - 31/05/2021 10h02 | atualizado em 31/05/2021 10h36

Operação policial Exceptis no Jacarezinho Foto: EFE/ André Coelho

Presidiários ligados ao Comando Vermelho (CV) fizeram uma homenagem no dia 6 de maio aos 27 suspeitos mortos durante a Operação Exceptis, no Jacarezinho. Por volta das 18h, os detentos da Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, no Complexo de Gericinó, oraram o Pai Nosso e uma fizeram uma oração própria da facção dentro de suas celas. As informações são do jornal O Dia e foram apuradas com fontes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Os criminosos também realizaram uma chamada com os apelidos dos comparsas mortos e pediram um “salve” antes de citar cada um. Neste mesmo dia, os presos renunciaram ao seu banho de sol como forma de expressarem o luto. O rito é realizado sempre que um integrante da facção é morto e é conduzido pelo presidente da comissão de cada cadeia.

– A prece é própria, uma oração do CV feita dentro das celas com as galerias fechadas. Às 18h, o presidente da comissão dá o grito “seis horas” para eles começarem. Toda cadeia tem uma comissão para tratar do assunto de todos. O Comando Vermelho é uma facção que tem uma hierarquia pré-determinada, e eles respeitam muito essa hierarquia – disse Willian Pena Junior, delegado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

A polícia apreendeu um estatuto da quadrilha com 29 páginas, assinado por doze traficantes, onde os detentos descrevem suas orações, sua fé em Deus e os dez mandamentos da quadrilha, que incluem “falar a verdade mesmo que custe a própria vida”, “fortalecer os menos favorecidos” e “eliminar os inimigos”.

estatuto cv comando vermelho
Os 10 mandamentos do Comando Vermelho Foto: Divulgação

Leia também1 RJ: Pastor Marcos Pereira é absolvido de estupro contra fiel
2 Justiça de São Paulo desbloqueia bens de Marcela Temer
3 Equipe da Light é agredida e apedrejada em favela do Rio
4 Menino 'vende' todas as trufas mas recebe nota falsa de R$ 100
5 Serial killer suspeito de matar homossexuais é preso em SC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.