Leia também:
X Wizard diz que não assumirá cargo no Ministério da Saúde

Crivella mantém shoppings e bares fechados no Rio

Cada prefeitura tem o poder de fazer uma avaliação própria, segundo explicou governo estadual

Pleno.News - 07/06/2020 21h00 | atualizado em 07/06/2020 21h53

Crivella mantém shoppings e bares fechados no Rio Foto: Reprodução

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), afirmou neste domingo (7) que irá manter fechados shoppings, bares e restaurantes na capital fluminense.

A decisão contraria a recomendação do governador Wilson Witzel (PSC), que autorizou em decreto nesta sexta-feira (5) a reabertura gradual de diversas atividades econômicas já a partir de sábado (6) no estado.

De acordo com o governo estadual, cada prefeitura tem o poder de fazer uma avaliação própria, tornando mais restritas o funcionamento de estabelecimentos. Não podem apenas afrouxar mais do que o estabelecido pelo governador.

O prefeito afirmou que irá seguir o próprio plano de reabertura, iniciado na última terça-feira (2) e que acontecerá em seis fases, seguindo as indicações do Comitê Científico que orienta as ações da prefeitura.

O cronograma, contudo, vai depender dos indicadores epidemiológicos da Covid-19 no Rio de Janeiro. Até sábado (6), o município do Rio de Janeiro registrou 35.703 casos da Covid-19 e 4.401 mortes.

A primeira fase, já em andamento, autorizou o funcionamento de concessionárias de veículos, lojas de móveis e decoração, além de ter liberado atividades físicas no mar, desde que individuais, caso da natação e do surfe.

Também foi liberada a realização de treinos de esportes de alto rendimento, como o futebol. A expectativa é que as partidas de futebol profissional em estádios sejam liberadas a partir do dia 17 de junho, com portões fechados.

A presença do público nos estádios acontecerá apenas em uma terceira fase na qual os espaços serão abertos com um limite de até um terço do máximo de sua capacidade.

Além de não liberar shoppings, bares e restaurantes, o prefeito Crivella também informou que vai manter fechados os pontos turísticos. A avaliação do Comitê Científico é que a abertura de espaços turísticos poderia atrair visitantes de volta para a cidade, o que geraria riscos de novos focos da Covid-19.

*Folhapress

Leia também1 Igrejas têm cultos presenciais com capacidade reduzida
2 Witzel decreta volta do metrô e do transporte público
3 Shoppings, restaurantes e igrejas voltam a abrir no RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.