Leia também:
X Covid-19: Mundo já tem mais de 10 milhões de curados

Crivella libera banho de mar no Rio de Janeiro

Permanência de banhistas na areia, no entanto, ainda está proibida

Pleno.News - 31/07/2020 20h01

Prefeito Marcelo Crivella libera banho de mar no Rio de Janeiro Foto: EFE/Antonio Lacerda

A partir deste sábado (1º) está liberado o banho de mar no Rio de Janeiro, mas a permanência de banhistas na areia e o uso de caixas térmicas continuam proibidos.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (31) pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) na fase 5 de flexibilização de atividades econômicas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Mesmo antes da mudança, porém, as praias da cidade estavam ficando cheias em dias de sol. No início deste mês, Crivella disse que a permanência de banhistas nas areias da praia só deveria ser permitida após o surgimento de uma vacina contra a Covid-19.

De acordo com as novas regras, os ambulantes podem trabalhar das 7h às 18h nas praias, mas sem o aluguel de cadeiras e barracas. Segundo a subsecretária da Vigilância Sanitária, Márcia Rolim, os ambulantes fixos ou itinerantes podem operar com venda de alimentos industrializados, sem autorização para comercializar bebidas alcoólicas.

– Estamos passando por uma pandemia e as pessoas precisam ter a consciência de ir à praia, mergulhar e voltar – disse o superintendente de Educação da Vigilância Sanitária do Rio, Flávio Graça.

De acordo com Crivella, a prefeitura estuda uma proposta de demarcação da praia, com serviço de agendamento para utilização de um espaço na areia.

– Estamos fazendo um planejamento para, quando as pessoas puderem ficar na areia, elas reservarem via celular um espaço e a praia seja demarcada. Várias empresas se ofereceram para financiar esse modo de as pessoas usarem a praia – afirmou o prefeito.

Nesta fase, o horário de bares e restaurantes será ampliado das 23h para a 1h. Feiras de artes e de artesanato também podem ser reabertas, e as de adoção de animais estão liberadas.

Ainda durante o anúncio das novas medidas, foi confirmada a permissão para escolas particulares reabrirem, de forma voluntária. O retorno é liberado apenas para os 4º, 5º, 8º e 9º anos. Os refeitórios das escolas municipais também poderão ser abertos. A reabertura das escolas públicas, no entanto, ainda está em avaliação.

Cursos e atividades extracurriculares estão permitidos, também de forma voluntária. As universidades podem ser abertas somente para as atividades práticas das áreas de saúde.

– A curva de óbitos caiu, definitivamente. Temos a esperança de não ter uma segunda onda da doença no Rio. À medida que olhamos os indicadores, nossa convicção e fé é de que não teremos uma segunda onda – disse Crivella.

Segundo o prefeito, houve menos enterros na cidade em julho de 2020 (5.360) do que em julho de 2019 ( 5.520 ).

Os shoppings passarão a abrir no horário de praxe, a partir das 10h, e não mais às 12h. O fechamento continua sendo às 22h. A regra da capacidade máxima de público permanece em dois terços (incluindo os estacionamentos), respeitando o distanciamento de dois metros entre as pessoas.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro: "Chegarão 100 milhões de vacinas de Oxford"
2 Defensora da cloroquina é pastora e contra união de gays
3 Prescrição de cloroquina sobe 676% durante a pandemia
4 Médica é atacada por defender cloroquina e pede ajuda
5 Médicos defendem cloroquina contra Covid-19 nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.