Leia também:
X Maioria dos brasileiros aprova Moro no Ministério da Justiça

Crivella fala sobre chance de guardas usarem armas letais

Declaração aconteceu durante aula inaugural do curso de formação de guardas municipais

Jade Nunes - 06/11/2018 15h50 | atualizado em 06/11/2018 16h11

Crivella na aula inaugural dos novos guardas Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, falou sobre a possibilidade de guardas municipais adotarem armas letais no futuro. A declaração aconteceu nesta terça-feira (6) durante a aula inaugural do curso de formação de guardas municipais para 277 candidatos aprovados no concurso de 2012, segundo o jornal Extra.

– O primeiro passo são as armas não letais. Depois, se for avaliado pela nossa população e também pelas autoridades de segurança, podemos caminhar para as armas letais. Vamos ver, cada dia é um passo. É caminhando que se abrem os caminhos. Mas isso não é garantia de sucesso. Nós temos uma Polícia Militar armada de fuzis, e nem por isso o crime ou a violência diminuem no Rio. Eles não conseguem nem diminuir o tráfico de drogas na nossa cidade – disse.

O prefeito ainda explicou que quer fazer uma parceria com a Polícia Militar para melhorar a segurança na cidade.

– Queremos colaborar, numa parceria com a Polícia Militar, para melhorar a segurança no Rio de Janeiro. A Guarda não pode atuar no combate a crimes como homicídios e tráfico de drogas, mas, sim, no trânsito, na Lei do Silêncio e na ordem pública. Para acabar com o roubo de cargas, temos que acabar com o camelô que vende carga roubada. Nisso, a Guarda pode ajudar muito – afirmou Crivella. – Em breve, esses guardas municipais estarão armados com armas não-letais. E vamos enfrentar a desordem e esses pequenos crimes, aliviando a PM para combater os grandes crimes – completou.

O curso, que tem duração de três meses, é a quinta e última etapa da formação dos novos guardas. Após esse período, se aprovados, os novos agentes estarão aptos a desempenhar suas funções. Eles chegam para repor saídas motivadas por aposentadoria e demissões.

Os candidatos terão aulas de ética, Disciplina, direitos humanos, emergência pré-hospitalar básica, legislação, procedimento operacional padrão, defesa pessoal e Educação Física. Para serem aprovados, todos precisam ter, no mínimo, média 7 nas disciplinas.

Leia também1 RJ: Duas pessoas morrem em operação policial conjunta
2 Secretaria de Saúde anuncia vacinação contra a febre amarela
3 Escritora processa pe. Marcelo Rossi e pede R$ 50 milhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.