Crivella fala sobre chance de guardas usarem armas letais
Declaração aconteceu durante aula inaugural do curso de formação de guardas municipais
Jade Nunes - 06/11/2018 15h50 | atualizado em 06/11/2018 16h11

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, falou sobre a possibilidade de guardas municipais adotarem armas letais no futuro. A declaração aconteceu nesta terça-feira (6) durante a aula inaugural do curso de formação de guardas municipais para 277 candidatos aprovados no concurso de 2012, segundo o jornal Extra.
– O primeiro passo são as armas não letais. Depois, se for avaliado pela nossa população e também pelas autoridades de segurança, podemos caminhar para as armas letais. Vamos ver, cada dia é um passo. É caminhando que se abrem os caminhos. Mas isso não é garantia de sucesso. Nós temos uma Polícia Militar armada de fuzis, e nem por isso o crime ou a violência diminuem no Rio. Eles não conseguem nem diminuir o tráfico de drogas na nossa cidade – disse.
O prefeito ainda explicou que quer fazer uma parceria com a Polícia Militar para melhorar a segurança na cidade.
– Queremos colaborar, numa parceria com a Polícia Militar, para melhorar a segurança no Rio de Janeiro. A Guarda não pode atuar no combate a crimes como homicídios e tráfico de drogas, mas, sim, no trânsito, na Lei do Silêncio e na ordem pública. Para acabar com o roubo de cargas, temos que acabar com o camelô que vende carga roubada. Nisso, a Guarda pode ajudar muito – afirmou Crivella. – Em breve, esses guardas municipais estarão armados com armas não-letais. E vamos enfrentar a desordem e esses pequenos crimes, aliviando a PM para combater os grandes crimes – completou.
O curso, que tem duração de três meses, é a quinta e última etapa da formação dos novos guardas. Após esse período, se aprovados, os novos agentes estarão aptos a desempenhar suas funções. Eles chegam para repor saídas motivadas por aposentadoria e demissões.
Os candidatos terão aulas de ética, Disciplina, direitos humanos, emergência pré-hospitalar básica, legislação, procedimento operacional padrão, defesa pessoal e Educação Física. Para serem aprovados, todos precisam ter, no mínimo, média 7 nas disciplinas.
Leia também1 RJ: Duas pessoas morrem em operação policial conjunta
2 Secretaria de Saúde anuncia vacinação contra a febre amarela
3 Escritora processa pe. Marcelo Rossi e pede R$ 50 milhões