Leia também:
X Filho do ex-ministro Edison Lobão é preso na Lava Jato

Cristo Redentor fica amarelo pela prevenção ao suicídio

Monumento vai ganhar iluminação especial nesta terça-feira

Paulo Moura - 10/09/2019 08h45 | atualizado em 10/09/2019 09h29

Monumento vai ganhar iluminação especial em conscientização contra suicídio Foto: Divulgação/Santuário Cristo Redentor

Um dos monumentos mais populares do mundo vai ganhar uma cor especial nesta terça-feira (10). O Cristo Redentor será iluminado de amarelo, das 18h às 19h, pelo horário de Brasília, como parte das ações pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data faz parte do Movimento Setembro Amarelo, criado há quatro anos.

A iniciativa, que é do Santuário Cristo Redentor, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), pretende chamar a atenção da sociedade para o suicídio, um problema de saúde pública silenciado pelo tabu, que, a cada dia, faz mais vítimas. Para o reitor do Santuário, Padre Omar, é preciso discutir o tema.

– O Cristo Redentor mais uma vez cumpre a missão de valorização da vida. O suicídio é uma questão cada vez mais séria, em um mundo que se fecha ao outro, devido ao individualismo exacerbado, e gera muitas patologias, como a depressão. É necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está a sua volta. Mas também é preciso recuperarmos uma característica da vida familiar, que deve ser aprendida desde os primeiros anos de vida: o convívio. Vamos valorizar o presencial – afirmou.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se matam por dia no Brasil e, no mundo, há um suicídio a cada 40 segundos. A esperança de reversão do quadro está no fato de que 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos, de acordo com a organização.

O Movimento Setembro Amarelo é um trabalho de parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade sem fins lucrativos que atua na prevenção do suicídio desde 1962, a Associação
Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP), a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps) e outros órgãos internacionais que atuam pela conscientização do tema. Essas instituições divulgam informações sobre a doença com o objetivo de prevenir o problema.

Leia também1 Com discurso de político, Huck alfineta Marcelo Crivella
2 Prefeitura do Rio questiona STF sobre o que pode 'proibir'
3 Crivella e presidente do TJ-RJ negam censura ou homofobia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.