Leia também:
X Após briga, vizinho mata quatro pessoas da mesma família

Crise hídrica: Governo tenta evitar racionamento de energia

Rio Paraná registrou pior afluência em 50 anos

Pierre Borges - 28/05/2021 15h15 | atualizado em 28/05/2021 15h42

Reservatórios das usinas estão abaixo do previsto Foto: Itaipu Internacional

Após o período de chuvas, que terminou em abril, foram registrados baixos níveis de armazenamento de água nos reservatórios de diversas usinas hidrelétricas brasileiras. Isso pode assolar o país pelo risco de um apagão. Em paralelo a isso, o governo federal avalia formas de contornar a crise hídrica e evitar o racionamento de energia.

De acordo com matéria publicada na última semana, os reservatórios das hidrelétricas que integram o subsistema Sudeste/Centro-Oeste (responsáveis por 70% da geração de energia do país) estavam com o nível de armazenamento em 33%. No entanto, a previsão do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) era de que, até o final de maio, eles deveriam estar no mínimo em 39%.

Já na usina de Marimbondo, localizada entre São Paulo e Minas Gerais, o volume registrado foi de apenas 7,98%. A usina de Água Vermelha também preocupa, tendo registrado um valor ainda mais baixo. A hidrelétrica contava com apenas 5,84% de armazenamento. A bacia do rio Paraná também teve a pior afluência nos últimos 50 anos.

Para garantir a segurança do abastecimento de energia elétrica no restante do ano, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) sinalizou que será preciso realizar uma “articulação institucional, não limitada ao setor elétrico brasileiro”. Entre as medidas, está o aumento da produção de energia, além dos limites técnicos dos reservatórios, para as usinas de Jupiá, Porto Primavera, Ilha Solteira, Três Irmãos, Xingó, Furnas e Mascarenha de Moraes.

Os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná devem ser mais afetados. Com previsão de pouco volume de chuva, o Sistema Nacional de Meteorologia classificou a situação dos estados como “severa”. O Ministério de Minas e Energia ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto.

Leia também1 Prazo para pedir isenção do Enem 2021 termina nesta sexta
2 Vice-líder da Maioria diz que CPI está indo 'por caminho perigoso'
3 MG confirma, em Juiz de Fora, 1º caso da variante indiana
4 Saúde cria ordem de vacinação de profissionais da Educação
5 54 mil cargos públicos podem ser automatizados até 2030

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.