Leia também:
X Fernandes rebate parlamentar: ‘Mais respeito com bolsonaristas’

Criminosos aplicam “golpe da 3ª dose” para clonar celulares

Golpes são feitos através de um falso link para agendamento de nova dose da vacina

Pleno.News - 29/08/2021 08h31

Agendamento de vacina está usado como forma de aplicar golpes Foto: EFE/Toms Kalnins/Archive

Criminosos estão tentando, nas vias digitais, enganar pessoas aplicando o golpe da vacina contra a Covid-19 com uma roupagem nova, no interior de São Paulo e em outros estados. Moradores de Campinas, Atibaia e Piracicaba, nos estado paulista, já receberam as falsas mensagens em nome do Ministério da Saúde.

O texto informa que o destinatário foi sorteado para receber a terceira dose do imunizante. O falso remetente diz que a pessoa tem a opção de escolher a marca do imunizante. Ao abrir um link para se cadastrar, a vítima tem o celular clonado.

A mensagem imita o logotipo do Conecte SUS, o aplicativo que registra o atendimento de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). A terceira dose, ou dose de reforço, ainda não está sendo aplicada no país. O Ministério da Saúde iniciará a aplicação em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos a partir da segunda quinzena de setembro.

Em Campinas, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) emitiu um alerta sobre a circulação desse falso e-mail. O documento traz um número aleatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) como se fosse o da vítima, valendo-se do fato de que poucas pessoas gravam o número de seu cartão.

A prefeitura de Atibaia também alertou sobre idêntica manobra de criminosos. Moradores que já haviam sofrido tentativa de golpe em abril voltaram a ser assediados. Uma professora de Piracicaba também recebeu o e-mail, mas achou estranho, pois ela é jovem e tinha visto em noticiário que a terceira dose se destinaria inicialmente a idosos.

A manobra foi detectada também em outros estados. Houve casos em Cuiabá, Mato Grosso, e em Formiga, em Minas Gerais. O Ministério da Saúde diz ter alertado a população para mensagens falsas. Conforme a pasta, não há agendamento para a terceira dose e o Ministério não pede dados à população nem envia códigos para usuários.

*AE

Leia também1 EUA revelam identidades dos 13 militares mortos em Cabul
2 Fernandes rebate parlamentar: 'Mais respeito com bolsonaristas'
3 Em despedida, Huck diz a Mion que tem ciúmes do Caldeirão
4 "CPI sofre de desonestidade intelectual”, diz Ricardo Barros
5 Militares entregam alimentos para ajudar famílias carentes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.