Criança de 10 anos tem aborto concluído e passa bem
Procedimento foi autorizado pela Justiça após menina engravidar devido aos estupros cometidos pelo tio
Henrique Gimenes - 17/08/2020 14h41 | atualizado em 17/08/2020 16h12

Nesta segunda-feira (17), a menina de 10 anos que engravidou após ter sido estuprada pelo tio concluiu o procedimento de interrupção da gravidez. De acordo com o Centro Integrado Amaury de Medeiros da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE), o aborto “foi realizado e a paciente segue estável”.
O procedimento foi autorizado na sexta-feira (14) pela Justiça após “manifestação da vontade da criança e da família”. A menina, no entanto, teve que viajar do Espírito Santo (ES) para realizar o aborto em Pernambuco (PE), já que o que hospital de referência de Vitória disse que não poderia concretizar o procedimento por questões técnicas.
O aborto consistiu na injeção de um medicamento para levar o feto a óbito. Depois foram administrados medicamentos à criança para que o feto fosse expulso, o que, de acordo com o jornal O Globo, levou cerca de seis horas. Por fim, foi realizada uma curetagem.
Segundo informações do jornal A Gazeta, do Espírito Santo, a criança já estava grávida de 22 semanas após ter sido estuprada pelo tio, que tem 33 anos e está foragido.
Os abusos foram descobertos após a criança ter sido levada ao Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, por uma tia no dia 8 de agosto. Lá, profissionais de saúde notaram um volume na barriga da menina e fizeram um exame de sangue (BCG), que deu resultado positivo para gravidez. A criança contou à assistente social que os abusos ocorriam desde que ela tinha seis anos de idade e que nunca contou nada porque era ameaça de morte pelo tio.
Leia também1 "A violência do aborto é tão terrível quanto a do estupro"
2 Saiba quem é o médico que fez o aborto em menina estuprada
3 Médicos realizam aborto em menina estuprada pelo tio
4 Grupo vai a hospital impedir aborto em menina estuprada
5 Justiça autoriza aborto em criança de 10 anos estuprada