Leia também:
X Mãe atira em criança durante briga com o marido

Cresce número de jovens que não estudam nem trabalham

Crise econômica e aumento do desemprego são alguns dos motivos que mantém geração longe da meta do Plano Nacional de Educação

Ana Luiza Menezes - 18/05/2018 16h08 | atualizado em 18/05/2018 18h10

Dados da da Pnad mostram que jovens não estão nem estudando nem trabalhando Foto: Reprodução/ Instagram

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (18), houve um aumento do número de jovens que não estudam nem trabalham. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Em 2017, o Brasil tinha 48,5 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, mas 11,1 milhões delas não trabalhavam e também não estavam matriculadas em uma escola, faculdade, curso técnico de nível médio ou de qualificação profissional.

Conhecido como nem-nem, este grupo representava 23% do total de jovens brasileiros no último ano, e aumentou em relação ao ano anterior, 2016, visto que 25 milhões de jovens nesta faixa etária estavam fora da sala de aula em 2017. A necessidade de trabalhar ou procurar uma ocupação foi o que mais tirou alunos de escolas. Com a crise econômica e o aumento do desemprego, cresceu o número de jovens que não estudam nem trabalham.

A coordenadora da pesquisa, Marina Águas, explicou que os dados informados não consideram apenas se o jovem está matriculado no ensino regular, mas também em outros tipos de educação informal como cursos pré-vestibulares, cursos técnicos ou de qualificação profissional.

As informações mostram que o plano do governo de ter mais jovens em universidades está baixo. De acordo com a meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024, 33% das pessoas entre 18 e 24 devem estar matriculadas no ensino superior. Em 2017, essa porcentagem foi de 23,2%, e se manteve estável em relação a 2016, segundo a a pesquisa.

Leia também1 Esta sexta é o último dia para fazer a inscrição no Enem
2 Enem já recebeu 4 milhões de inscrições até penúltimo dia
3 Enem 2018 já teve mais de 1,3 milhão de inscrições

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.