Leia também:
X Celso Zucatelli recebe alta após 10 dias internado com Covid-19

Covid: Governo paulista fala de nova variante detectada em SP

Mutação foi identificada em uma paciente da cidade de Sorocaba

Pleno.News - 31/03/2021 16h59 | atualizado em 31/03/2021 17h39

Covid: Governo de SP fala de nova variante identificada no estado Foto: Reprodução

Membros do Centro de Contingência da Covid, do governo de São Paulo, afirmaram durante coletiva nesta quarta-feira (31) que a nova variante do coronavírus identificada em uma paciente de Sorocaba, no interior paulista, ainda não representa um perigo alarmante.

Na avaliação apresentada, a mutação identificada seria similar àquela registrada na África do Sul, mas informações preliminares apontam para a possibilidade de que ela seja uma evolução natural da variante brasileira P.1.

– Precisamos determinar qual a real incidência desta nova variante, porque até o momento é um caso no universo de pandemia da P.1. Se for só um [caso], são as medidas que estão em andamento. Fora isso, é o acompanhamento genômico e sequenciamento para acompanhar o surgimento dessas novas variantes, o que é esperado para esse momento – afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

A paciente na qual a mutação foi identificada não viajou para a África do Sul nem teve contato com qualquer pessoa daquela região, o que fortaleceria a tese de que a variação é uma evolução da P.1. Também foram encontradas “assinaturas” da cepa original do coronavírus, o que indicaria uma origem local da variante.

Ainda na semana passada, pesquisadores da Fiocruz alertaram para a circulação de novas mutações da Covid-19 no país, mas em uma quantidade pequena das amostras, o que não configuraria ainda o surgimento de novas variantes.

– Vale ressaltar que as novas mutações foram, até o momento, detectadas em baixa frequência, apesar de encontradas em diferentes estados – afirmou a virologista Paola Cristina Resende.

De acordo com Covas, a situação da paciente de Sorocaba e dos familiares dela tem sido acompanhada pela Secretaria de Saúde e pela Vigilância Sanitária. Ainda não se sabe qual seria o grau de contágio, transmissão e letalidade da nova variante do coronavírus.

*Estadão

Leia também1 PF prende falsa enfermeira que vacinou empresários em MG
2 Estátua de Greta Thunberg revolta alunos no Reino Unido
3 Queiroga elogia a primeira reunião do comitê anticovid
4 Anvisa aprova uso emergencial da vacina anticovid da Janssen
5 Pandemia faz 47% dos lares com idosos terem redução de renda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.