Leia também:
X Curada da Covid, inglesa de 99 anos celebra comendo doces

Covid-19: Laboratório estadual do Rio zera fila de testes

Secretaria Estadual de Saúde divulgou nota nesta sexta-feira

Pleno.News - 03/04/2020 17h19 | atualizado em 03/04/2020 17h28

Laboratório estadual do Rio zera fila de testes para Covid-19 (Foto ilustrativa) Foto: Pixabay

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro divulgou nota nesta sexta-feira (3) afirmando que o Laboratório Central Noel Nutel (Lacen), o principal laboratório do estado, zerou a fila de testes de coronavírus.

Com isso, segundo a pasta, os próximos laudos devem começar a sair em 48 horas -não foi informado qual era o tempo de espera antes.

O local passou a funcionar 24 horas e ampliou sua capacidade de testagem após a pandemia. Agora são analisadas 900 amostras por dia, sendo 500 no próprio local e 400 por meio de parcerias com com o Instituto de Biologia do Exército (Ibex), a Fiocruz e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

– Essas medidas permitirão que os laudos dos pacientes saiam, em média, 48h após a entrada. Com mais agilidade no processo de confirmação ou descarte dos casos, acompanharemos com maior realidade o cenário epidemiológico e a evolução da curva de casos – afirmou o secretário Edmar Santos.

No total, o Lacen processou cerca de 5 mil exames, prioritariamente de pacientes graves, profissionais de saúde e óbitos.

A secretaria disse também que comprou 1,2 milhão de kits de testes rápidos da Covid-19. O primeiro lote com 700 mil unidades está previsto para chegar nos próximos dias, e o restante deve chegar até o fim do mês.

*Folhapress

Leia também1 Em São Paulo, médico David Uip fica curado da Covid-19
2 Prefeito em MG decreta dia de jejum e oração contra Covid
3 Governo se corrige: 1º caso de Covid-19 não foi em janeiro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.